20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Época de maior atenção

Compartilhe

O fim do ano costuma envolver férias, viagens, mudanças de rotina, ambientes desconhecidos e maior circulação de pessoas. Esse conjunto de fatores amplia os riscos para todas as crianças. No contexto do autismo, essa vulnerabilidade tende a ser ainda maior.

Crianças autistas apresentam maior probabilidade de se colocarem em situações de risco. O termo elopement é utilizado para descrever comportamentos de fuga ou afastamento repentino, nos quais a criança caminha ou corre sem aviso prévio, afastando-se de seus cuidadores.

Diversos fatores podem contribuir para esse risco aumentado, como:
• Sobrecarga sensorial em ambientes barulhentos, visualmente intensos ou imprevisíveis;
• Dificuldades para lidar com mudanças de ambiente ou de rotina;
• Barreiras na comunicação, que dificultam expressar desconforto ou pedir ajuda;
• Interesses específicos e curiosidade intensa, que levam ao afastamento para explorar algo;
• Busca por alívio e autorregulação em momentos de estresse.

As situações de risco podem envolver atropelamentos ou acidentes em vias públicas, afogamentos, quedas de edifícios ou em locais de difícil acesso, desorientação em ambientes desconhecidos, contato com pessoas estranhas, entre outras possibilidades.

Esse risco não se restringe à infância. Adolescentes e adultos autistas também podem se afastar inesperadamente, especialmente em contextos de sobrecarga ou imprevisibilidade.

Embora não existam estratégias universais que se apliquem a todas as famílias, algumas medidas podem contribuir para a segurança, especialmente em períodos de maior exposição a riscos:

👉Supervisão redobrada, sobretudo em ambientes abertos ou desconhecidos;

👉Uso de pulseiras ou crachás de identificação;

👉Apresentação prévia e gradual de novos ambientes;

👉Aplicativos ou dispositivos de localização;

👉Desenvolvimento de estratégias de autorregulação e ampliação do autoconhecimento.

Ainda que não seja possível controlar todas as situações, compreender como a pessoa autista reage a mudanças, estímulos intensos e ambientes imprevisíveis permite antecipar cuidados, agir de forma mais preventiva e reduzir riscos, sempre com respeito às suas necessidades e singularidades.

Veja também...

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

A maioria das pessoas confunde estabelecer limites com punição. Toda criança que possui limites estipulados e pré-combinados pelos seus pais se sente …

Palavrinhas e siglas do autismo e seus significados na vida diárias. Compartilha aí pra ajudar na conscientização,

plugins premium WordPress