Dica de pai para pais: previsibilidade é ouro no autismo.
Uma das coisas que mais percebi ao longo da jornada com o meu filho foi o quanto a falta de previsibilidade é um gatilho potente para crises. Quando algo muda de repente, sem aviso ou preparo, o mundo parece desabar para ele. E é aí que entram as famosas “crises”, que às vezes são vistas como birras, mas são muito mais do que isso.
Com o tempo, aprendi a tornar o dia mais previsível e isso mudou tudo. Aqui vão algumas coisas que funcionaram pra gente:
Rotina visual simples: um quadro com figuras ou fotos mostrando as atividades do dia. Pode ser no papel ou no celular, mas precisa estar acessível e visível.
Avisos antes de mudanças: se vamos sair, mudar de lugar ou acabar uma atividade, aviso com antecedência: “Daqui a 5 minutos vamos guardar os brinquedos”.
Histórias sociais: pequenos livrinhos com imagens e frases simples explicando situações que vão acontecer (como ir ao médico ou cortar o cabelo).
Ambiente organizado: quando o ambiente está previsível (mesmo que seja uma rotina com flexibilidade), meu filho se sente mais seguro.
Não estou dizendo que as crises vão sumir, mas elas diminuem em frequência e intensidade. E a gente ganha mais qualidade de vida.
Se eu pudesse voltar no tempo e dar uma dica para o “eu” lá do começo, seria essa: criança que entende o que vai acontecer, sofre menos.
E pais que entendem isso, também.