20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

A importância do diagnóstico

Compartilhe

No mundo, estima-se que 5% da população infantil tenha o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O diagnóstico se tornou mais frequente e o tema se popularizou na internet.

“A primeira vez que o Gabriel apresentou alguma coisa que tem a ver com TDAH ele tinha entre quatro e cinco anos e nos chamaram na escola para falar que ele não contava de um até dez”, informou Eduardo Ferrari, pai de Gabriel. O menino é elétrico e não para. A frequência e a intensidade chamaram a atenção desde cedo.

A internet tem ajudado a falar sobre TDAH e outros transtornos, conhecer a neurodiversidade, saber que ela está à nossa volta, mas o diagnóstico depende de uma equipe especializada e quanto antes acontecer, melhor.

“O tratamento vai variar de acordo com a intensidade e de acordo com os prejuízos que essa criança apresenta. Então, se a intensidade é leve, a gente geralmente recomenda que se faça terapia e não há necessidade de medicar. A partir do momento em que a criança tem um quadro de moderado a grave intensidade, aí tem que associar ao tratamento fármacos”, informa o psiquiatra Ênio Roberto.

Fonte: Jornal da Band

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress