20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Educação é para todos

Compartilhe

A ideia de “nivelar por baixo” o desempenho acadêmico de uma turma ao incluirmos educandos com deficiência em sala de aula regular pode gerar grande preocupação por parte de alguns.

O sistema educacional brasileiro sempre teve que lidar com educandos taxados “de baixo desempenho” – mas por que tanta preocupação se revela ao falarmos de inclusão de educandos com deficiência?

No contexto do autismo, de forma alguma viso à extinção de instituições como APAEs e Pestalozzis. Pelo contrário, entendo que são instituições que fizeram e continuam fazendo diferença na educação e vida de muitos.

Entretanto, intenciono um cenário no qual essas instituições estejam legitimadas e em plena parceria efetiva com o sistema educacional e demais órgãos públicos, visando à educação inclusiva.

Imagino que para alguns seja possível de esquecer: educação é um direito de, literalmente, todos. Pessoas com deficiência são parte deste todo!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress