20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Educação é para todos

Compartilhe

A ideia de “nivelar por baixo” o desempenho acadêmico de uma turma ao incluirmos educandos com deficiência em sala de aula regular pode gerar grande preocupação por parte de alguns.

O sistema educacional brasileiro sempre teve que lidar com educandos taxados “de baixo desempenho” – mas por que tanta preocupação se revela ao falarmos de inclusão de educandos com deficiência?

No contexto do autismo, de forma alguma viso à extinção de instituições como APAEs e Pestalozzis. Pelo contrário, entendo que são instituições que fizeram e continuam fazendo diferença na educação e vida de muitos.

Entretanto, intenciono um cenário no qual essas instituições estejam legitimadas e em plena parceria efetiva com o sistema educacional e demais órgãos públicos, visando à educação inclusiva.

Imagino que para alguns seja possível de esquecer: educação é um direito de, literalmente, todos. Pessoas com deficiência são parte deste todo!

Veja também...

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

plugins premium WordPress