Essa é uma pergunta que recebo de pacientes autistas adultos, que muitas vezes se sentem na obrigação de estarem enquadrados em algum contexto social. A resposta é: você não é obrigado a nada! Mas, por outro lado, como o autista, não raro, é não-verbal e tem dificuldade de sociabilização vale a pena o paciente procurar ajuda para se desenvolver e tornar-se um cidadão ou uma cidadã mais independente e com personalidade suficientemente forte para fazer as suas escolhas durante a vida. No vídeo abaixo, eu explico:
Compartilhe
‘Eu preciso me encaixar’?
Compartilhe
Rebeca Collyer
Psicóloga com ênfase na educação, graduada pela PUC Minas (Poços de Caldas), especialista em Transtorno do Espectro Autista e em Neurociência pela Uninter, pós-graduanda em ABA pelo Child Behavior Institute of Miami, com experiência na área de inclusão e educação inclusiva. Proprietária da Clínica Collyer Autismo, em Pouso Alegre (MG)
Veja todos os meus artigos
Veja também...
Na semana passada, fui assistir ao novo filme do Marcos Mion, “MMA – Meu Melhor Amigo”, numa sessão exclusiva para jornalistas e …
Dica para evitar crises em lugares públicos por conta de rigidez cognitiva. Raelzinho está muito bem hoje em dia, mas fazemos isso …
O Instituto Jô Clemente (IJC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançaram a primeira chamada …