20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

É cada vez mais comum encontrar pessoas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tanto crianças quanto adultos. Consequência disso é a busca por novos métodos para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Nesse sentido, muitos especialistas têm apontado a alimentação como uma potencial aliada. E nós convidamos alguns profissionais para partilharem suas perspectivas sobre o assunto.

Segundo o médico psiquiatra Philipe Diniz, do Instituto Nutrindo Ideais, a alimentação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, sobretudo nos primeiros anos de vida.

Nutrientes como vitaminas e minerais são essenciais para o funcionamento adequado do cérebro, portanto, uma carência desses nutrientes pode impactar diretamente no desenvolvimento cerebral de uma criança com TDAH.

“Temos que lembrar que a criança tem um índice metabólico aceleradíssimo nesses primeiros anos de vida”, ressalta o médico, que também alerta para o consumo exagerado de alimentos processados e industrializados, substâncias que, além de possuírem baixo valor nutricional, ainda podem prejudicar o metabolismo da criança.

A nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais Géssica Ortiz cita alguns alimentos que podem auxiliar na melhora dos sintomas do TDAH:

  • Peixes ricos em ômega-3: salmão, sardinha e atum;
  • Frutas e vegetais frescos;
  • Proteínas magras: frango, peru, ovos, feijões e lentilhas;
  • Grãos integrais: arroz integral, aveia, quinoa e pão integral;
  • Nozes e sementes: amêndoas, castanhas, sementes de abóbora e chia.

A Nutricionista indica a diminuição do consumo de alimentos como açúcares refinados e processados, alimentos ricos em cafeína e com corantes e aditivos artificiais.

Para a implementação e manutenção da dieta para pessoas com TDAH, a profissional de saúde recomenda a consulta a um médico ou nutricionista especializado, planejamento e organização das refeições, foco em alimentos integrais, monitoramento dos sintomas e acompanhamento regular com um profissional de saúde.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress