20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

No livro “A Escova de Dentes Azul”, o Natal está chegando e três irmãos se preparam para pedir presentes para o bom velhinho e um deles, Romeo, surpreende e pede algo muito simples, mas cheio de significado.

Essa foi a história que o apresentador Marcos Mion escolheu para contar na sua primeira incursão pela literatura. Lançado em 2016, o livro tem como protagonista seu filho, que faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como o personagem.

Mas não é só nas páginas dos livros que Mion fala sobre o filho: em entrevistas, vídeos e redes sociais, o apresentador faz questão de compartilhar seu contidiano com o filho mais velho, inclusive, recentemente explicou por que Romeo não viaja junto com a família nas férias mais longas.

Em entrevista para Marie Claire na época do lançamento da publicação, Mion fez questão de dizer “que o autismo não é doença, que existe um ser humano lá. Não precisa ter medo dele. É só saber lidar com ele. Espero com o livro conscientizar as pessoas e fazer um futuro para o meu filho com menos preconceito e mais respeito”.

Goleiro Cássio

“Tenho uma filha, a Maria Luiza, que tem autismo e é uma causa que tenho conhecido mais agora. Tenho muito o que aprender, mas é uma causa que temos pouca informação e, às vezes, não se tem o respeito que deveria. É uma causa que temos que lutar diariamente, quem tem filho autista sabe o que é”, afirmou Cassio, capitão do Corinthians, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. 

Em um vídeo publicado na TV do clube, ele ainda completou: “Que a gente possa progredir, ajudar, ser cada vez melhor como pais e pessoas, aprender mais sobre essa causa e mostrar que a criança autista tem direito de estar em qualquer lugar e de participar normalmente do dia a dia de um criança sem autismo”. 

O jogador também passou a integrar o movimento “Autistas Alvinegros”, composto por torcedores do clube, e celebrou o fato da Neo Química Arena ter um espaço criado especialmente para atender pessoas com autismo e familiares, com isolamento acústico e diversas atividades.

Apresentador Manoel Soares

“Como toda família que recebe o diagnóstico, encontramos um mundo novo e de infinitas descobertas diariamente. Ainda mais no nosso caso que são duas crianças e com características muito diferentes. Izael não falava e não tinha interesse por brinquedos e Ezequiel tinha seletividade alimentar e cantava o dia todo. O autismo estava ali e não sabíamos”, contou o apresentador para o GShow. 

Iza e Ezequiel são dois dos seis filhos do apresentador, que revelou ainda que tudo é um processo de entendimento. “Mesmo sabendo que o autismo não é uma doença, dentro da cabeça e do coração de nós, pais, acontece um turbilhão de coisas, entre eles muito medo. Medo de não dar conta, de não conseguir atender às necessidades a partir daquele momento, de que sofram por conta do preconceito. Então, quando a notícia chega sempre gera um misto de emoções que precisamos acalmar”. 

No ar, enquanto era o ex-apresentador do programa “Encontro”, Manoel chegou a compartilhar um momento emocionante que teve com o filho: “Ontem, meu filho, que é autista, pela primeira vez falou ‘eu te amo’ e estou meio mexidinho com isso”. 

Fonte: Terra (https://www.terra.com.br/nos/pais-famosos-de-filhos-com-autismo-relatam-lutas-e-emocoes-pela-primeira-vez-falou-eu-te-amo,07cea355982b5ad32c8084be7dc1ba0b31exg0nj.html)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress