20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Encontro de autistas adultos

Compartilhe

O podcast Introvertendo e o Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia) promoveram, há exatamente uma semana, o Encontro de Autistas Adultos de Goiânia. O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da cidade, reuniu autistas adultos, familiares, fãs do Introvertendo e demais pessoas interessadas na pauta do autismo. Além de uma roda de conversa, a programação contou com uma mesa redonda de discussão sobre inflexibilidade e pensamento rígido, uma das características mais frequentes do autismo.

A mesa-redonda, formada por Tiago Abreu, Luca Nolasco e Izabella Pavetits, foi a base da gravação de um episódio do Introvertendo, que será lançado dia 8 de setembro em áudio e vídeo, e marca um dos últimos conteúdos da despedida do programa. O Introvertendo surgiu em 2018 a partir de uma iniciativa de estudantes autistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e anunciou recentemente o encerramento de suas atividades para o mês que vem.

O jornalista Tiago Abreu, um dos organizadores do evento, afirmou que a iniciativa envolveu vários desafios. “Tínhamos um prazo muito limitado para fazer o evento ocorrer, questões de equipamento, e os membros do Naia nos ofereceram uma ajuda fundamental. Foi um evento muito ousado, no sentido de que nunca tinha ocorrido nada do tipo organizado e focado em autistas adultos aqui em Goiás e que tivesse um foco mais cultural do que médico”, contou.

Além da gravação do episódio, Abreu conta que o público teve mais de duas horas para discutir outros temas referentes ao autismo e fazer perguntas aos três. “A maioria das pessoas que nos fizeram perguntas eram autistas. Discutimos bastante sobre universidade, mercado de trabalho, o diagnóstico de familiares que depois se descobriram autistas e até algumas questões mais filosóficas sobre o autismo”, acrescentou.

FONTE: www.canalautismo.com.br

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress