A população de São João del-Rei, em Minas Gerais, está enfrentando desafios quanto a educação inclusiva, especialmente para pessoas com deficiência. Nas escolas locais, assim com em muitas outras partes do país, ainda existem problemas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência. Alguns casos de exclusão e a falta de professores de apoio têm sido relatados, destacando a necessidade de avaliações mais abrangentes.
A promoção da educação inclusiva
A Associação Pró-Autistas (Aspas) é uma das entidades, sediadas em São João del-Rei, que têm trabalhado e buscado essa educação inclusiva no município. De acordo com a presidente Dani Muffato, colaboradora do Coletivamente, a associação está trabalhando para conscientizar as instituições educacionais sobre a importância de criar ambientes inclusivos.
Ela conta que um dos maiores desafios na busca pela educação inclusiva é a desinformação sobre diferentes condições de deficiência. Muitos mitos persistem, especialmente aqueles relacionados à percepção incorreta de comportamentos agressivos.
Histórias de sucesso
A presidente da ASPAS também compartilhou a história de seu filho Pedro, um exemplo de inclusão – avaliada por ela como bem-sucedida. Para Dani, com o apoio adequado, pessoas com deficiência podem alcançar conquistas acadêmicas significativas.
Pedro teve acesso a uma aprendizagem adaptada e, no ano seguinte, foi o único aluno são-joanense a ser aprovado nas Olimpíadas Nacionais de Ciências, dentre um grupo de 40 estudantes.
O local de ausência
No dia 18 de setembro, foi realizada uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de São João del-Rei, reunindo membros da comunidade são-joanense com o intuito de debater e promover melhorias na educação inclusiva destinada aos estudantes do município.
O que chamou a atenção da população, entretanto, foi a ausência de quase todos os parlamentares: em um cenário que demanda ação urgente, somente dois dos 13 vereadores compareceram à audiência pública: Lívia Guimarães (PT) e Rogério Bosco (PT).
O evento contou também com a participação do deputado estadual Cristiano Silveira (PT), reforçando a relevância da pauta em nível estadual.
Experiência materna no município
À reportagem, uma mãe de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) compartilhou suas experiências, mas preferiu não se identificar, devido ao medo da exposição e retaliações.
Avaliando as escolas do município no contexto da inclusão de pessoas com deficiência, a entrevistada confirma um aumento recente na presença de professores de apoio nas instituições.
No entanto, destaca que a qualidade da interação entre esses docentes e as pessoas com deficiência desempenha um papel importante na construção da inclusão escolar.
Ela compartilha ainda a jornada educacional de seu familiar, ressaltando que, até o quinto ano, a ausência de um diagnóstico formal de autismo o privou do apoio imperativo.
Este cenário fez com que a frequência escolar fosse menor, devido a problemas de saúde, como rinite crônica, que afeta o ânimo da pessoa com deficiência e prejudicava seu acesso à educação.
Sobre a preparação dos professores para lidar com pessoas com deficiência, ela afirma que há espaço para melhorias. Muitos professores buscam capacitação de forma independente.
A mãe também reflete sobre a importância do interesse e comprometimento dos professores na efetivação da educação inclusiva. Para ela, as escolas em São João del-Rei ainda não estão inteiramente preparadas em termos de infraestrutura física e recursos.
No entanto, enxerga que a crescente conscientização sobre o autismo, gradualmente, está mudando essa realidade, ajudando a criar um local mais inclusivo e acolhedor.
FONTE: https://noticiasdelrei.com/2023/09/27/educacao-inclusiva-em-sao-joao-del-rei-desafios-e-esperancas/?fbclid=PAAaY4vhaWqE3EcmAjaiBwFtqi5TkDtujOQ6ys-JvfKbe9VYoIFgMDQnPVeio_aem_AZu8bfQdUP84BY5NezPyHK1iV8gQjJvlXvVDT1zGGKa7chR-xNLxGjWPRzfMfZ6j4ms