20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Teste na arena do Grêmio

Compartilhe

Durante a partida do último sábado, dia 4, contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio e a Arena colocaram em prática o Projeto Espectro Azul, uma iniciativa que transformou o camarote 52 da Arena em uma sala sensorial carinhosamente preparada para receber, com exclusividade, torcedores com transtorno do espectro autista e seus familiares. Naquela noite, oito crianças e seus acompanhantes foram recebidos no camarote na ação piloto, que contou com a presença também de profissionais especializados em autismo que destinaram total atenção aos torcedores. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Alexandre Bugin, esteve presente no camarote.

Além do início do projeto encabeçado no camarote 52, outras ações foram realizadas também em campo: o torcedor Miguel Estega da Rosa, de 8 anos, entrou no gramado acompanhando os jogadores gremistas que atuaram com o terceiro uniforme, a camisa preta, especial com o número sendo formado pelo quebra-cabeça colorido que simboliza a complexidade do TEA. O mesmo desenho foi utilizado na braçadeira do capitão Suárez e nas bandeirinhas de escanteio. 

O evento piloto realizado sábado foi um verdadeiro sucesso e o clube, junto da Arena, segue aperfeiçoando suas ações para, cada vez mais, receber as crianças autistas e seus familiares. A sala sensorial seguirá sendo disponibilizada em todos os jogos na Arena.  

O Projeto, abraçado pelo Grêmio, surgiu com a criação da torcida Gremistas no Espectro, idealizada pela família da pequena Lorena Alonso Pires, torcedora com autismo, unindo o amor ao clube e a luta pela inclusão. 

O vice-presidente do Conselho de Administração do Grêmio, Dr. Gustavo Bolognesi, esteve presente no camarote e falou sobre a iniciativa. “Estou muito feliz. Esta é nossa primeira experiência de uma jornada maravilhosa que o Grêmio está começando. Estou muito orgulhoso em fazer parte de uma gestão que valoriza um projeto de inclusão e agora é partirmos para os próximos passos”, destacou.

Para o presidente da Arena do Grêmio, Mauro Araújo, o camarote 52 se soma às ações de acessibilidade já promovidas pela casa do tricolor. “É nosso dever coletivo garantir que esses projetos sejam prioridade em todas as áreas da vida. A inclusão é um princípio fundamental que garante a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais, cognitivas ou culturais”, destacou.

Agradecimento de mãe

A torcedora Nairane Estega é mãe de Miguel, de 8 anos. Emocionada, ela agradeceu a oportunidade de poder concretizar um desejo do filho. “Hoje, realizo um sonho do Miguel, o qual eu pensei que não conseguiria conquistar por conta do barulho. Me faltam palavras para agradecer, porque esse momento é muito importante para ele e para nós, pais”. 

O projeto foi braçado pelo grupo multidisciplinar Clube de Todos e pelo Conselho de Administração na figura do vice-presidente Gustavo Bolognesi. A transformação do camarote num espaço exclusivo para torcedores com transtorno do espectro autista só foi possível com a colaboração de parceiros que também compraram a ideia. A sala sensorial foi projetada pela arquiteta Juliana Moura, junto com a terapeuta ocupacional Márcia Lemes, proprietária da Voe Terapia, e foi executada pela empresa Allgayer Engenharia, que se fez presente com os engenheiros Maurício Allgayer e Thiago Rathke. O projeto também conta com a consultoria da psiquiatra Ana Soledade Martins, uma das principais especialistas em autismo no Rio Grande do Sul. 

FONTE: https://gremio.net/noticias/detalhes/27006/noite-de-gremio-e-bahia-inicia-projeto-espectro-azul-

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress