20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Deusina Lopes da Cruz possui especialização em Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência e Gestão de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social. Ao longo de quatro décadas e com a experiência da maternidade, dedicou-se ao ativismo do autismo, participando de associações históricas como a Associação Terapêutica e Educacional para Crianças Autistas (Asteca) e a Associação Brasileira de Autismo (Abra). Em entrevista dada ao podcast Espectros lançada sábado passado, Deusina abordou as questões de cuidado no âmbito da deficiência.

“Cuidado no autismo não é um assunto que só o amor basta. Só o meu amor jamais vai bastar pra cuidar do Carlos. A gente tem que escrever, tem que mexer na legislação brasileira, e não existe serviço reconhecidamente mundial mais importante do que o chamado serviços dia, que são serviços onde você deixa os seus filhos adultos em serviço, e você pode ir trabalhar e compartilhar cuidados, porque senão nós adoecemos organicamente. Esse é o tema da atualidade, acabou de passar aí na redação do Enem”, destacou.

Durante a entrevista, Deusina também abordou outras atuações, entre elas a fundação da Asteca, os primeiros anos da Abra e sua juventude em Brasília. Além disso, a ativista compartilhou os contextos pelos quais escreveu o livro “Um Autista Muito Especial”, publicado em 2008, e baseado em seu filho diagnosticado com autismo, chamado Carlos Felipe.

“Com cerca de 20 anos, ele estava fazendo o seu primeiro embotamento, que a gente chama, que são rupturas que o autista faz ao longo da vida. E aí eu fiquei muito triste, imaginando que a gente tinha perdido tudo e que era um retrocesso, resolvi fazer o livro. Eu tinha bastante material, que eu sempre fiz, como eu atuo com o autismo de uma forma muito solitária, muitos poucos profissionais conseguem contribuir conosco na medida do necessário. Então, eu registrava sempre o antes, o durante, o depois, o que ele fez agora, o que fez à noite, o que deixou ele estressado, o que melhorou, e eu tinha muitos registros”, contou.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/deusina-cruz-cuidado-no-autismo-nao-e-um-assunto-que-so-o-amor-basta/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress