20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O aluno Marcos Vitor Pascoa, do mestrado em Ciências Ambientais, do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (UFAC), é o primeiro com transtorno do espectro autista (TEA) do curso e ficou em 2º lugar no Concurso de Fotografia e Ilustração Científica do 2º Workshop em Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia, realizado de 13 a 17 de novembro, no campus-sede, em Rio Branco. Ele utiliza desenho a mão livre para representar a diversidade de peixes da região do Juruá como parte de sua dissertação, além de desenhar animais silvestres. 

“Quero mostrar, com meus desenhos, um olhar diferente e realçado para comover a humanidade sobre o quão magnífica é a biodiversidade da Amazônia”, disse Pascoa, que também foi, em sua trajetória no mestrado, palestrante no 2º Simpósio em Ciências Ambientais. Ele é orientado pelas professoras Lucena Virgílio e Maria Aldenora Lima.

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. Porém, não é limitante para acesso à educação. “Orientar o Marcos Vitor foi um desafio, uma desconstrução, e está sendo surpreendente e transformador”, contou a professora Lucena Virgílio. “Me tirou da zona de conforto e trouxe uma forma mais humana e empática de orientar. É um rapaz cativante e sonhador, tem um talento nato e resgata em seus desenhos o rigor técnico e um bom conhecimento científico do que precisa ser ilustrado.”

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), da Ufac, que busca executar políticas e diretrizes de inclusão e acessibilidade, apoiou o estudante em seu processo de aprendizagem, com a contratação de um monitor do próprio curso para auxiliá-lo. “A lei n.º 13.146, de 2015, foi essencial para garantir o acesso à educação para muitas pessoas, assegurando condições mínimas de adaptação e acompanhamento”, destacou a professora Maria Aldenora Lima.

FONTE: https://www.ufac.br/site/noticias/2023/mestrando-da-ufac-com-autismo-ganha-premio-de-ilustracao

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress