20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou de uma emocionante ação educativa promovida pela Clínica Especializada em Autistas AEE Clínica Multiprofissional destacando o tema “Minha Profissão é: Policial”, com o propósito de inspirar crianças com autismo a acreditarem em suas capacidades e explorarem um futuro repleto de possibilidades. Essas atividades fazem parte do Projeto PRF Amiga dos Autistas, que está vinculado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite que visa a garantia da dignidade, promoção de direitos e ampliação do acesso das pessoas com deficiência à educação, cultura e emprego.

O evento aconteceu no último sábado (27), em colaboração com organizações locais e especialistas em autismo, proporcionou uma experiência única para as crianças, oferecendo uma visão empolgante do universo policial e teve como objetivo criar um ambiente inclusivo, onde as crianças pudessem interagir com os policiais, conhecendo de perto a rotina e as responsabilidades dessa profissão. A abordagem centrada na mensagem “Você Pode Ser o Que Quiser” ressoou especialmente para as crianças com autismo, destacando a importância da diversidade de escolhas e trajetórias de vida. 

Durante a ação, os policiais compartilharam experiências pessoais e profissionais, enfatizando que cada criança tem o potencial de seguir seus sonhos, independentemente das barreiras que possam surgir. Foram organizadas atividades interativas, simulações e demonstrações que permitiram às crianças vivenciar de forma lúdica o papel de um policial.

Além disso, houve um diálogo educativo com os pais das crianças com foco na educação de trânsito, com atividades interativas utilizando o óculos Simulador de Embriaguez e o etilômetro. 

A parceria entre a PRF e organizações dedicadas ao apoio a pessoas com autismo enfatiza o compromisso contínuo de construir pontes entre a comunidade e as forças de segurança. A ação não apenas impactou positivamente as crianças participantes, mas também fortaleceu a conscientização sobre a importância da inclusão em toda a sociedade.

Ao criar um evento educativo centrado na empatia e no entendimento das necessidades específicas das crianças com autismo, a PRF contribuiu significativamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as crianças são encorajadas a sonhar e acreditar que podem ser o que desejam.

FONTE: https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/amapa/2024/janeiro/acao-educativa-com-a-prf-incentivando-sonhos-e-possibilidades-para-criancas-com-autismo

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress