20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Como lidar na fase adulta

Compartilhe

Quando se fala em TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), é comum as pessoas pensarem mais em crianças e jovens, faixas de idade em que as manifestações talvez sejam mais evidentes. Agitação psicomotora, inquietação, dificuldade em manter atenção na sala de aula e agressividade estão entre alguns sintomas que podem fazer com que a condição seja levada ao médico ou a um profissional de saúde mental. 

“Mas os adultos também podem apresentar sintomas de TDAH, sendo que muitos deles nunca passaram por uma avaliação na infância ou adolescência, o que dificulta o diagnóstico na vida adulta”, comenta Jairo Bouer. 

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 4% da população adulta mundial tenha o TDAH. Isso porque cerca de duas a cada três crianças com o transtorno continuam a apresentar os sintomas depois que crescem. No Brasil, a estimativa é a de que haja 2 milhões de adultos acometidos.

Sintomas mais comuns em adultos:

Distrair-se com facilidade 
Tomar decisões de forma impulsiva
Começar tarefas sem ler instruções
Dificuldade em seguir a ordem esperada para as atividades
Organização precária
Não conseguir manter atenção em atividades recreativas
Faltar e falhar em compromissos
Estar sempre com pressa
Ser muito impaciente com tudo e todos
Não conseguir interromper ações quando deveria fazê-lo
Variações
“O TDAH é encarado hoje muito mais como uma síndrome em que os sintomas podem acontecer com diferentes frequências e intensidades. E o impacto desses sintomas pode variar muito de pessoa para pessoa”, explica Bouer.

Fonte: Portal Terra (https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/tdah-no-adulto-veja-dicas-para-lidar-com-a-condicao,290a0e2b00909e45007c8cf1d79d3fa951suwzr3.html)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress