20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e da PUC-SP revela que o autismo lidera o número de processos na Justiça de São Paulo sobre negativa de cobertura dos planos de saúde em São Paulo. A pesquisa reuniu ações no Tribunal de Justiça entre janeiro de 2019 e agosto de 2023.

Segundo informações divulgadas pelo UOL, a pesquisa analisou 16.808 processos que informaram a condição médica que os planos teriam se recusado a tratar, dos quais 3.017 ações foram relacionadas aos Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD). A pesquisa destaca um caso específico em que a Unimed cancelou o plano de uma criança autista, mas após uma batalha judicial, a decisão foi revertida e a criança voltou a receber tratamento.

O modelo de negócio das operadoras de saúde, inicialmente concebido para oferecer “cura”, enfrenta dificuldades em lidar com condições como o autismo, que demanda acompanhamento por toda a vida. As operadoras de saúde contestam o estudo, afirmando que garantiram milhões de atendimentos para autistas nos últimos anos e que tratam os pedidos de forma cuidadosa, seguindo protocolos e legislações vigentes.

Fonte: Canal Autismo (https://www.canalautismo.com.br/noticia/autismo-lidera-ranking-de-recusa-de-operadoras-de-saude-em-sp/)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress