20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Pautado na perspectiva de um direito humano fundamental e baseado no compromisso brasileiro com a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que no Brasil possui força de emenda constitucional, o parecer orientador fura a bolha da invisibilidade. Trata-se do primeiro documento emitido por um órgão do Estado Brasileiro, com repercussão nacional, que foi organizado e produzido por pessoas diretamente ligadas ao tema e que atende às recomendações das Nações Unidas – ONU sobre o tema.

  • Textos retirados do ofício ao Ministro Camilo Santana, elaborado pela Comissão de Apoio ao Parecer Orientador Nº50 do Conselho Nacional de Educação.

Cinco motivos para apoiar o Parecer Número 50:

1º – Reforça a importância da atuação conjunta da escola e das famílias, juntamente com os estudantes com autismo, para o planejamento educacional e deixa explícito o direito ao Plano de Atendimento Educacional Especializado – PAEE e ao Plano Educacional Individualizado (PEI), sendo o único documento em vigência no Brasil que resguarda o direito ao PEI com base nas recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU).

2º – Documento valoriza o processo educativo, reforçando a dispensa do Laudo Médico para a realização do Atendimento Educacional Especializado e a prevalência do cunho educacional na deliberação sobre a retirada de barreiras, o desenho universal e as adaptações razoáveis.

3º – De forma inédita aborda a importância de protocolos de conduta para proteção e apoio aos estudantes com autismo na sua diversidade.

4º – Trata sobre as bases para formação dos profissionais que atuarão no atendimento educacional de estudantes com autismo e reforça o salto civilizatório de acreditar na ciência neste processo.

5º – Reafirma a importância do Direito Humano à Educação com acesso, permanência, participação e aprendizagem para todos, além de avaliação biopsicossocial e valorização da educação como fator de transformação social.

Se não formos nós, então quem? Se não for agora, então quando?

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress