20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido como TDAH, é frequentemente associado a crianças em idade escolar. No entanto, muitos adultos também enfrentam os desafios dessa condição.

O TDAH é caracterizado por sintomas como dificuldade em se concentrar, impulsividade e hiperatividade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 a 4% dos adultos no mundo sofrem com o transtorno.

Em adultos, os sintomas são principalmente desatenção, disfunção executiva, inquietação motora, impulsividade e desregulação emocional. Dessa forma, pessoas com TDAH podem ter dificuldades significativas em controlar suas emoções, resultando em reações intensas e repentinas, como explosões de raiva.

Causas

O médico psiquiatra Wendell Ribeiro Oliveira explica que o TDAH tem uma forte ligação genética, com pais de crianças diagnosticadas tendo maior probabilidade de também apresentar o transtorno.

“A explicação mais aceita atualmente para a origem do TDAH é o modelo multifatorial, que envolve a interação entre fatores genéticos e ambientais. Acredita-se que a combinação de variantes genéticas de risco e condições desfavoráveis no ambiente pode desencadear o TDAH”, aponta.

Alterações em córtex pré-frontal, que funciona como um maestro regulando a cognição, comportamentos e emoções e em redes neurais ligadas a neurotransmissores, como dopamina e norepinefrina, também são associadas ao transtorno.

Tratamento

O tratamento do TDAH em adultos envolve uma abordagem multimodal, que combina educação sobre o transtorno, cuidados com o estilo de vida, atividade física, alimentação, sono, psicoterapia e medicação, quando indicada.

Medicamentos são comprovadamente eficazes e devem ser usados apenas com orientação médica. Manter uma rotina estruturada, estabelecer metas alcançáveis e praticar técnicas de gerenciamento de tempo são estratégias úteis no manejo do TDAH.

Adultos com TDAH podem enfrentar desafios significativos em áreas como trabalho, relacionamentos, desempenho, saúde mental e bem-estar geral, impactando a vida diária e social.

Portanto, de acordo com o especialista, é crucial reconhecer e compreender a complexidade do TDAH na vida adulta, a fim de promover diagnósticos precoces e intervenções adequadas. “Com maior conscientização e suporte, é possível ajudar as pessoas com TDAH a gerenciar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida”, finaliza ele.

Fonte: Difusora 95 (https://difusora95.com.br/noticias/tdah-em-adultos-conheca-os-sintomas-e-tratamento/)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress