20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Caminhada em Petrópolis

Compartilhe

Visibilidade, conscientização e avanços na garantia de direitos para as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Este é o objetivo da Caminhada Azul do Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (Gaape), que acontece neste domingo, dia 7, na Avenida Barão do Rio Branco, com concentração às 9h30m e saída às 10h.

O evento tem como referência o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 2 de abril, e tem como cor tema o azul.

“É uma causa muito especial que requer de nós cada vez mais sensibilidade e ações inclusivas. E por isso, como governo, trabalhamos em políticas públicas que possam gerar mais qualidade de vida a todos”, observa o prefeito Rubens Bomtempo.

Em março, a prefeitura promoveu o I Simpósio Municipal de Autismo -TEA, que visou sensibilizar a população e profissionais sobre o tema. O evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas, além das que acompanharam as palestras e apresentações pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, na transmissão ao vivo.

“A deficiência é um tema que vem sendo tratado com muito respeito nesta gestão. Com a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, poderemos organizar os serviços oferecidos em nossa cidade e criar uma referência para essas pessoas. Este é um passo muito importante para nossa cidade”, destaca a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA) e secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo

Para a secretária da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, Marcia Shanuel Bastos, a Caminhada Azul do Gaape dá visibilidade à causa e ganha empatia da comunidade petropolitana:

“Convidamos toda a população a marchar conosco em defesa da pessoa com autismo”.

“Em todo o mês de abril, o Gaape realizará atividades diferenciadas referentes ao mês azul, e uma delas é a Caminhada, que visa conscientizar a comunidade sobre o autismo, inclusão, sobre diferenças e o preconceito. A sociedade petropolitana sempre participa do nosso evento e apoia nossas crianças, adolescentes e adultos autistas e suas famílias. É uma caminhada muito feliz, de encontros. Convido a todos a vestirem azul e participarem!”, afirma a fundadora e coordenadora técnica do Gaape, Márcia da Silva Loureiro.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress