20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Leticia Sabatella abre o jogo

Compartilhe

Leticia Sabatella falou abertamente sobre seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante sua participação no programa Sem Censura, apresentado por Cissa Guimarães. A atriz, que descobriu a condição após a filha receber a mesma identificação no ano passado, contou que tem dificuldade de se sociabilizar e que hoje, consegue identificar algumas características deste quadro em seu comportamento.

“Eu lembro de fazer teste e ia embargando aqui”, disse ao colocar a mão na garganta. “Aquele momento, a infância, que eu estava sempre com os bichos, aquele olhar sempre para um som, aquela hipersensibilidade… Hoje eu reconheço isso na minha mãe que não tem o diagnóstico, mas eu olho e penso: ‘Meu Deus, olha ali a hipersensibilidade na pele. O ouvido absoluto que ela tem.”

Luana Xavier, que também participou da atração, comentou sobre o irmão Ernesto, que também foi diagnosticado com autismo depois de adulto. “Aos 39 anos ele teve o diagnóstico. Ele está com 39, então faz pouquíssimo tempo. Faz poucos meses e ele faz esse mesmo relato assim, de que para ele foi libertador. Eu e meu irmão temos uma relação muito próxima, e é interessante que algumas coisas que ele passava,q ue ficava com vergonha de comentar com a família. Ele é ator e jornalista e estava trabalhando em uma emissora e cada vez que ele tinha que marcar uma entrevista com uma pessos, ele ensaiava como ia falar. Ele tem uma dificuldade de sociabilidade muito grande. Por ser ator e jornalista, portanto comunicador, eu não identificava. Ele fazia um esforço na verdade.”

Precisa de personagem

Letícia engata: “Mas é justamente isso. Ele precisa de personagem. Eu sinto que precisava de um personagem para sociabilizar o tempo inteiro para me comunicar. Desde criança estou sempre sendo um bicho, ou sendo uma coisa, um super-herói, uma entidade para estar ali. É muito complicado ser eu. Lembro que falava, por exemplo, que era muito complicado eu cantar, se eu não tiver uma personagem. Olhar de frente para a plateia. Era muito complicado isso.”

Fonte: Vogue (https://vogue.globo.com/celebridades/noticia/2024/05/leticia-sabatella-lembra-diagnostico-de-autismo-precisava-de-um-personagem-para-sociabilizar-o-tempo-inteiro.ghtml)

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress