20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Desenvolvimento e respeito

Compartilhe

Respeitar o processo de cada indivíduo é algo que sempre escutamos em diversos lugares. Porém, e quando esse processo envolve um familiar seu? Não estou me referindo ao tempo de cada um, mas sim ao processo de desenvolvimento, ou seja, ao trabalho do potencial de cada paciente.

Comumente recebo familiares que não compreendem a diferença do que é esperado pela sociedade e do que é esperado pelo próprio filho. Muitas mães apresentam a queixa de o filho não socializar-se, ou até mesmo não comportar-se de modo esperado em um determinado ambiente social. No processo de psicoterapia são trabalhados muitos aspectos que envolvem todas as queixas dos familiares, sobretudo a queixa do próprio paciente e sua real demanda.

Respeitar o processo do paciente é entender que muitas vezes, apesar de todo o empenho, o mesmo não irá ter uma socialização esperada, ou seja, não ficará três horas conversando sobre diversos assuntos e sorrindo como é esperado por muitas mães e muitos familiares. E tudo bem! Então reflita: respeitar o processo de cada indivíduo é algo que sempre escutamos em diversos lugares, mas e quando esse processo envolve um familiar seu? Se atente sempre ao melhor para o seu filho, busque profissionais capacitados, trabalhando sempre a autonomia e o respeito do mesmo.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress