20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é mais do que “se distrair facilmente” com atividades diárias ou ficar inquieto durante o dia. Trata-se de condição neurológica que afeta o desenvolvimento do cérebro e inclui sintomas, como desatenção, impulsividade, dificuldade de organização e hiperatividade motora e mental. Apesar de não haver cura, há estratégias para minimizar os efeitos do TDAH.

Uma delas é o Stu, robô de mesa alimentado com inteligência artificial (IA) que quer ajudar adultos com a condição nas dificuldades diárias.

O Stu é iniciativa da Nexa Robotics, startup que surgiu a partir de pesquisas na Universidade Monash (Austrália). O fundador da companhia, Zaid Ahmed, explicou que pensou no robô após presenciar as dificuldades diárias de um amigo com TDAH. Ele revelou que já existem aplicativos de smartphone que ajudam a manter o foco, mas a coleta de dados sobre a eficácia ainda é escassa. Ou seja, não é possível saber se eles realmente são benéficos ou não.

Em levantamento, Ahmed descobriu que nove em cada dez pessoas se sentiram beneficiadas com robôs as ajudando. Daí, surgiu o Stu. Segundo o TDAH Brasil, as causas mais prováveis da condição são genética e a grande quantidade de estímulos atuais, como telas e sons, disputando nossa atenção.

O TDAH não tem cura, mas há formas de diminuir seus efeitos em adultos, como psicoeducação, terapia e uso de remédios controlados. O robô Stu não vem para curar a condição, mas, sim, servir como mais uma estratégia no enfrentamento das dificuldades. O dispositivo foi projetado para simplificar o gerenciamento de problemas nas funções executivas (as habilidades cognitivas para controlar e regular nossos pensamentos e ações), como gerenciamento de horários e tarefas.

O New Atlas lembra que uma das dificuldades na elaboração de estratégias é o famoso lema “longe da vista, longe da mente”, que facilita deixar um aplicativo de smartphone de lado. O robô tem um segredo para contornar isso: além de ter forma física bem fofa, ele responde a comandos de voz usando IA, bastando falar em voz alta para começar a interagir. Como Ahmed lembrou, ele fica na mesa e uma simples frase pode te ajudar a lembrar de escrever um e-mail ou se manter na rotina, por exemplo.

O dispositivo está em fase de testes, com mais de 600 pessoas na fila para usá-lo.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2024/06/25/pro/novo-robo-tem-segredo-para-ajudar-pessoas-com-tdah-conheca/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress