20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Quando o ChatGPT atrapalha

Compartilhe

Um estudo revelou que o ChatGPT, da OpenAI, classifica currículos que mencionam deficiências de forma consistentemente mais baixa. A pesquisa foi apresentada no mês passado na Conferência ACM de 2024 sobre Justiça, Responsabilidade e Transparência no Rio de Janeiro.

Segundo informações divulgadas pela Revista Galileu, a pesquisa sugere que é necessário ter maior conscientização sobre os preconceitos da IA em processos de contratação e a importância de mais pesquisas para corrigir esses vieses.

Ainda de acordo com a reportagem, o primeiro passo para a pesquisa ocorreu quando a estudante de doutorado Kate Glazko notou que ferramentas de IA como o ChatGPT eram usadas para classificar currículos e decidiu investigar como esses sistemas classificariam currículos que mencionassem deficiências. O ChatGPT avaliou negativamente currículos que mencionavam honrarias e credenciais relacionadas à deficiência. Após personalizar a ferramenta com instruções para evitar preconceitos capacitistas, houve melhorias em cinco das seis deficiências testadas, mas a classificação para autismo e depressão teve pouca ou nenhuma melhora.

Os pesquisadores usaram currículos aprimorados para implicar diferentes deficiências e observaram que o sistema tinha um viés contra currículos com referências à deficiência. As respostas do GPT-4 revelaram preconceitos, como considerar que o envolvimento com diversidade, equidade e inclusão ou deficiência poderia prejudicar outras partes do currículo.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/curriculos-de-pessoas-com-deficiencia-sao-prejudicados-pelo-chatgpt-segundo-estudo/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress