20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Decisão pró-canabidiol

Compartilhe

A Primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio negou recurso da Procuradoria Geral do Estado, mantendo a decisão de fornecer o medicamento Canabidiol para um paciente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Barra do Piraí, no Sul do estado.

O pedido da Procuradoria se fundamentou pela ilegalidade no fornecimento do medicamento por sua falta de registro na ANVISA e também o alto custo do mesmo, solicitando ainda que o processo passasse a ser julgado pela Justiça Federal.

Em sua decisão, o desembargador Cláudio Dell’orto afirmou que “determinada pelo médico do agravado a utilização de medicamento específico ou tratamento como forma de garantir sua sanidade mental, este deve ser fornecido e, se o Município, o Estado ou mesmo a União assim não o fazem, deve o Judiciário intervir utilizando-se dos meios disponíveis para obrigá-los a cumprir a obrigação.”

FONTE: https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/07/justica-mantem-decisao-que-obriga-estado-do-rio-a-fornecer-canabidiol-para-paciente-com-autismo.ghtml

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress