20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Você certamente já ouviu falar em TDAH, mas sabe o que isso significa? O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a vida de crianças e adultos. Desatenção, inquietude e impulsividade são os principais sintomas do transtorno. No entanto, é importante destacar que apresentar esses sintomas não significa necessariamente que alguém tenha TDAH. O diagnóstico deve ser realizado por profissionais da área da saúde, como médicos e psicólogos, que utilizam critérios específicos e avaliações detalhadas.

Segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), no Brasil, o transtorno afeta cerca de dois milhões de pessoas. Já nos Estados Unidos, o instituto National Center for Biotechnology and Information realizou uma pesquisa que mostra um aumento acentuado dos casos de TDAH em um período de vinte anos, de 1997 a 2016, em que sua predominância passou de 6,1% para 10,2% entre crianças e adolescentes estadunidenses. 

A desinformação sobre o transtorno ainda é comum, já que a popularização do TDAH é recente. Pensando em esclarecer dúvidas sobre o tema, o episódio #117 do podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” traz a psicóloga clínica Maria Paula Carrijo, formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neste episódio, buscamos entender melhor o TDAH, abordando o que é, seus graus, sintomas e tratamentos.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou elogios, basta entrar em contato pelo WhatsApp (34) 99948-4655. O Ciência ao Pé do Ouvido é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

FONTE: https://comunica.ufu.br/noticias/2024/08/tdah-em-pauta

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress