20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Paulo Liberalesso, neuropediatra de primeira linha, discorreu em seu instagram sobre a arte de Van Gogh, famoso artista plástico holandês, e que vivia acometido de problemas mentais. Isso tudo se refletiu em sua magnifica obra. Veja o que o doutor Liberalesso escreveu.

“Vincent van Gogh é, com certeza, um dos artistas mais famosos e influentes da história da arte, mas sua vida foi marcada por uma constante luta contra seus transtornos mentais. Embora não haja um consenso absoluto, muitos especialistas acreditam que ele apresentava transtorno de humor bipolar, depressão e transtorno do espectro da esquizofrenia.

Um dos episódios mais dramáticos da vida de Van Gogh ocorreu em dezembro de 1888, quando ele cortou parte de sua própria orelha. Esse ato foi precedido de uma série de surtos comportamentais e uma grave deterioração de sua saúde mental. Nessa época, Van Gogh morava em Arles, no sul da França, e vivia na mesma casa que o artista Paul Gauguin. A relação entre os dois foi se tornando cada vez mais tensa, culminando em uma discussão que levou Van Gogh a cortar uma parte de sua orelha, o que levou ao seu internamento em um hospital psiquiátrico.

Van Gogh faleceu em julho de 1890, aos 37 anos, em consequência de um ferimento à bala (provavelmente suicídio decorrente de seu grave quadro depressivo). As circunstâncias exatas de sua morte nunca ficaram totalmente claras, mas algumas teorias sugerem que poderia ter sido acidental.

A saúde mental de Van Gogh teve um impacto profundo em sua trajetória como artista. Seus quadros muitas vezes refletem sua percepção distorcida da realidade. Na minha percepção, a arte de Van Gogh, frequentemente, retrata uma sensação de desequilíbrio emocional e uma busca pela beleza em meio à dor, tornando seu trabalho profundamente único.

Van Gogh foi um dos grandes (e poucos) gênios da história mundial da arte.”

Veja também...

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta diversas áreas, como comunicação, interação social e comportamento. Embora os sinais possam ser …

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga os planos …

O Projeto de Extensão de Atividades Motoras para Pessoas com Autismo (PREMAUT) é uma iniciativa do Departamento de Educação Física da Universidade …

plugins premium WordPress