20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Projetos na Costa Verde

Compartilhe

Coautora da Lei que inclui o Dia e a Semana do Orgulho Autista no Calendário Oficial do Estado do Rio, a deputada estadual Célia Jordão (PL), segue com projetos de Lei que visam melhorar ainda a infraestrutura das escolas estaduais, para atender os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em todo o estado. Por meio da Indicação Legislativa Nº 4052, a parlamentar solicita ao governador a implementação de salas de recursos para atendimento educacional especializado em toda a rede estadual de ensino médio dos 92 municípios do Rio, que abrange as regiões de Angra, Paraty e Mangaratiba.

Célia Jordão relembrou a importância de iniciativas públicas que visam promover a inclusão, como a criação do Centro Educacional para Transtorno do Espectro Autista – CETEA, instalado pela prefeitura de Angra dos Reis em setembro deste ano. O prédio foi erguido, em uma antiga área de estacionamento público, no bairro do Balneário.

A instituição recebe crianças da cidade com atendimento educacional especializado, de acordo com as necessidades de cada aluno, desenvolvendo atividades de cunho pedagógico e estimulando habilidades cognitivas, sensoriais, sociais, comunicacionais e psicomotoras, além das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI).

“A partir desse exemplo, percebemos como é necessário e urgente que trabalhos como esse sejam estendidos a todo estado e abarque também o ensino médio, com salas de recursos, visando à manutenção dos avanços já alcançados no desenvolvimento dessas crianças. Dessa forma, conseguiremos garantir um futuro melhor, com equipamentos públicos ainda mais inclusivos”, justificou a deputada.

Essa não é a primeira vez que a parlamentar prioriza o assunto. Quando esteve como secretária de Assistência Social de Angra, Célia Jordão implantou unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no município, além de incentivar a criação de projetos de inclusão social, como o projeto ‘Angra, Cidade Inclusiva’.

FONTE: https://odia.ig.com.br/angra-dos-reis/2024/11/6951227-atendimento-inclusivo-aos-alunos-com-autismo-em-escolas-publicas-estaduais.html

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress