20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Vacina em casa em Minas

Compartilhe

A Lei nº 25.042/2024, que garante o direito à vacinação domiciliar para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Minas Gerais, foi sancionada na última quarta-feira. A legislação, de autoria da deputada Maria Clara Marra (PSD), tem como objetivo facilitar a imunização de pessoas atípicas, que podem enfrentar questões sensoriais em ambientes de saúde.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com TEA em Minas, Maria Clara conta que a motivação para propor essa lei surgiu em contato com pessoas com autismo e seus familiares. Ela diz que nesse acompanhamento, realizado em diferentes regiões do estado, identificou a dificuldade que algumas pessoas atípicas têm com questões sensoriais, “o que às vezes as impedem de estar em ambientes movimentados, barulhentos, muito iluminado, o que pode ser o caso desses espaços [de vacinação]”. 

Para receber a vacinação em casa, é preciso apresentar o laudo médico atestando o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Pessoas com TEA de todas as faixas etárias têm o direito.

William Boteri, presidente da Associação de Amigos do Autista de Minas (AMA), avalia positivamente a nova lei e comemora a conquista. “Se você tem um profissional que pode vir à sua residência, um local que ele [a pessoa com TEA] já está habituado, vai facilitar muito”, ele diz e complementa: “É uma garantia de tranquilidade. Estando em casa vai ficar mais fácil, com certeza.”

O presidente da AMA conta que passa pela dificuldade de precisar levar o filho, com autismo nível 3 de suporte, aos postos de saúde ou até mesmo para fazer exames de sangue. Ele reconhece que a dificuldade pode ser ainda maior em casos em que, além do autismo, a pessoa tem outra deficiência. 

Com a aprovação da lei, a deputada Maria Clara Marra se diz otimista para a implementação da medida. Para ela, o maior desafio a ser enfrentado agora é a capacitação das equipes profissionais para fazer esse atendimento em casa. A parlamentar defende também que deve haver uma fiscalização para garantir que a lei esteja sendo cumprida. 

FONTE: https://www.em.com.br/diversidade/2024/11/7000362-mg-nova-lei-garante-que-pessoas-com-autismo-sejam-vacinadas-em-casa.html

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress