Superação de limites, sejam eles pessoais ou de outra esfera, é um desafio para todo ser humano. Agora, imagine enfrentar barreiras e paradigmas para defender algo que envolve toda uma sociedade… É necessária uma força de vontade em dobro, não acha?
Felizmente, coragem e persistência são o que não falta para Maria Cristina do Nascimento, mais conhecida como Cris Nascimento, de 52 anos, autora do livro “Autismo, um guia prático e humanizado – Para pais, professores e profissionais do TEA”, lançado na última terça-feira, no distrito de Porto Primavera, em Rosana (SP).
Para Cris, formada em pedagogia, especialista em neuropedagogia, educação especial e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a ideia de publicar a primeira obra de autoria própria surgiu a partir da questão de lidar com um aluno autista na sala de aula.
“Há alguns anos me deparei com uma situação de como lidar com um estudante autista na escola. Como eu cuido em casa da minha filha, de 23 anos, autista também, é diferente do manejo na sala de aula. Então, quando fui trabalhar nessa área, eu sofri demais, não sabia nada sobre aquilo, de como lidar e resolver a questão de uma criança durante uma crise, por exemplo”, explicou a pedagoga ao portal G1.
“Comecei a estudar por conta mesmo, para conseguir atingir o objetivo de ajudar no desenvolvimento das crianças. Nesse meio tempo, conheci o pessoal da editora do livro [GET Editora], que me fez a proposta de ser coautora de uma outra obra, porém, no momento da entrevista, eles se emocionaram, gostaram da minha história e disseram que poderia ser feito um livro. Na hora fiquei um pouco temerosa, mas aceitei o convite e há um ano e meio estamos nesse propósito”, ressaltou.
Aulas na rede pública
Cris é professora na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Maria Terezinha Camargo Jardim e, durante a entrevista ao G1, contou que o intuito da obra é fazer com que seja como um norte para as pessoas que, assim como ela no início da trajetória, não entendem sobre o TEA.
“Nossa, os nuances para colocar tudo no papel… foi muito trabalhoso. Tiveram dias em que eu sentava na frente do computador e chorava porque não sabia o que fazer, e o editor falava: ‘Você precisa falar sobre isso’. E eu: ‘Meu Deus, misericórdia’. Mas, depois de algum tempo e com a graça de Deus, consegui escrever”, detalhou. “No livro, trago desde os conceitos principais, como o que a pessoa pode fazer quando tem um filho e foi diagnosticado com autismo, quais são os próximos passos, quem a pessoa deve procurar, tudo isso é abordado para deixar com que essa empreitada não seja tão árdua”.
Na obra, a autora também aborda experiências dela com a filha, diagnosticada com autismo, vivências na sala de aula e relatos de famílias que passam por isso.
“O que me fez continuar no projeto foi tentar encontrar um vocabulário simples e de fácil entendimento para qualquer pessoa que, mesmo não sendo da área da saúde, por exemplo, quando abrir o livro, vai conseguir entender o que eu estou falando. Pensei em abordar as informações com todo o cuidado, no lado humano das pessoas, e em mostrar que elas não estão sozinhas nessa jornada”, destacou Cris.
Cris compartilhou que pretende lançar outros livros sobre o assunto, aprofundando cada vez mais o conhecimento no tema, como discorrer sobre o caso de autismo em meninas, em adultos, da importância da terapia e do uso de medicamentos para o desenvolvimento de crianças, por exemplo.
Sinopse do livro
Já se perguntou como é o mundo visto pelos olhos de uma pessoa com autismo? Neste livro você embarcará em uma jornada emocionante e profunda pelo universo do TEA.
Com uma linguagem clara e empática, a autora nos leva a desvendar os mistérios que envolvem esses transtornos, desde as mais recentes descobertas científicas até as experiências de famílias que vivem essa realidade. Prepare-se para se emocionar, aprender e encontrar as respostas que você procura.
Você está pronto para fazer a diferença? Este livro é mais do que um simples manual, é um convite para construir um mundo mais inclusivo e acolhedor para todas as crianças.
A autora, com sua experiência única e sua paixão pela educação, compartilha conosco ferramentas práticas para ajudar crianças com autismo a desenvolverem todo o seu potencial. Se você é pai, educador ou profissional da área, este livro é indispensável para transformar a vida de muitas pessoas.
FONTE: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2024/12/02/eu-sofri-demais-em-livro-sobre-autismo-pedagoga-compartilha-experiencias-pessoais-e-profissionais-do-convivio-com-o-tea.ghtml