20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

TDAH: exercício é um aliado

Compartilhe

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a falar sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), trazendo luz para o tema que ficou muitos anos deixado de lado. Isso permitiu que entendêssemos, como sociedade, sobre os sintomas e as dificuldades que as pessoas que têm o transtorno enfrentam em seus dia a dia. Mas, você sabia que o esporte pode ser um grande aliado ao cuidado com o TDAH?

Rosângela Batista, diagnosticada com o transtorno, e também especialista em TDAH e em neuropsicologia pela FMUSP, explica que a causa dessa condição vem de um desequilíbrio de neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina. “O TDAH é caracterizado pela falta de atenção, dificuldade no controle de emoções e na conclusão de tarefas, e hiperatividade contínua, o que são características essenciais na prática de esporte.”

Fazer atividades físicas regularmente oferece diversos benefícios, mas, para quem tem o transtorno, pode obter melhoras ainda mais significativas em seu estilo de vida. Confira algumas:

➡️Melhora a capacidade de pensamento e dos sintomas;

➡️Ajuda a equilibrar a química do cérebro através da liberação de neurotransmissores, entre eles a dopamina, que é um déficit do TDAH;

➡️Libera a energia retida no corpo, o que é essencial para o controle da hiperatividade;

➡️Melhora a função cognitiva do corpo humano, o que leva a um maior controle de tempo, organização de tarefas e concentração;

➡️Estimula o convívio social;

➡️Melhora a ansiedade e a depressão, assim como o controle da agressividade;

➡️Aumenta o fluxo de sangue no cérebro, colaborando na habilidade de pensar.

E os exercícios mais recomendados são os que utilizam força e o exigem capacidade aeróbica. “Mas vale lembrar que toda atividade física vale a pena praticar, sobretudo aqueles que dão mais prazer para facilitar a constância e a não desistência.”

FONTE: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/comportamento/o-esporte-como-aliado-no-tdah,9cc5bc29e382aeebac6a9edc5593b8a2gfwung1p.html

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress