No contexto da comunicação, não só a fala, mas a escrita e a comunicação por imagens são aliadas do aprendizado e pensamento organizado.
O desejo geral de pais de autistas não verbais é de que falem. Nessa missão, as famílias não desistem. Porém, é preciso buscar outros métodos de organizar, compreender e emitir linguagem enquanto estamos no processo. Não tenham receio de suas crianças não falarem caso façam uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
Há autistas que não falam, mas se comunicam bem e com uma qualidade de conteúdo impressionante. Assim como o contato visual, a fala é superestimada em detrimento da qualidade da comunicação.
O que beneficia a comunicação?
📌Compreender o que foi comunicado
📌Elaborar/organizar o pensamento antes de responder
📌Evitar focar em uma palavra, ou frase (detalhes) em detrimento do contexto geral (os pontos) do comunicado .
📌Dar feedback através do modo de comunicação já assimilado.
O que prejudica a comunicação?
📌Falar demais
📌Falar sem pausas
📌Falar sem organizar o pensamento
📌Falar sem compreender contexto
📌Falar sem parar para ouvir o interlocutor
📌Falar sem conhecimento do que se fala.
📌Falar o que foi repetido antes, por outra pessoa, sem entender o que falou.
Enquanto não houver comunicação oral, use imagens e palavras escritas. Trabalhe as pré-habilidades da fala:
📌Contato visual
📌Sorriso social
📌Atenção compartilhada/conjunta
📌Seguimento de instruções
📌Imitação.
A linguagem oral é um dos objetivos e, no caso de atraso na fala, é o último passo.
Quando a criança falar, devemos estimular o mais importante: a FUNÇÃO de se comunicar.
A comunicação vai além de saber falar. Informar, ser informado, compreender e ser compreendido.