20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) traz particularidades que podem tornar especialmente as crianças mais vulneráveis a acidentes, tanto no ambiente doméstico quanto em outros contextos.

Dificuldades no controle inibitório, impulsividade e déficits na linguagem receptiva são fatores que contribuem para esse risco aumentado.

Muitas crianças autistas podem não compreender o perigo presente em determinadas situações e as consequências de seus comportamentos, mesmo quando alertadas verbalmente (“não mexa nisso”; “isso é perigoso” etc.).

A falta de percepção do risco e, em alguns casos, um grande interesse por aspectos do ambientes e alguns elementos, tais como água e fogo, podem resultar em comportamentos arriscados. Essas situações podem fazer com que a criança coloque não apenas a própria vida em risco, mas também a segurança de outras pessoas. Vale ressaltar que esses comportamentos não são intencionais, mas refletem a dificuldade de compreender as consequências de suas ações.

Alguns riscos comuns para crianças autistas envolvem afogamento (mar, rios, lagos, piscinas ou até mesmo em baldes com água); atropelamento (muitas vezes devido a comportamentos mais impulsivos); queimaduras, incêndios ou contato com substâncias perigosas, como produtos de limpeza e panelas quentes, entre outros.

A conscientização sobre esses riscos é essencial para garantir a segurança das crianças autistas, por mais que esse seja um assunto delicado, muitas vezes difícil de ser abordado e assimilado.

Para garantir um ambiente seguro e protegido, a construção de uma rede de apoio sólida é fundamental.
Busque contar com a ajuda de familiares, amigos, pois a segurança da criança exige atenção contínua.

Veja também...

Todo mundo é “médico” para diagnosticar o Messi ou a Milena do BBB, né? Mas quando um autista adulto passa informação ou …

Os comportamentos de Tia Milena dentro do BBB26, como a reação após ser desclassificada da Prova do Líder na noite de quinta-feira, têm …

A maioria das pessoas confunde estabelecer limites com punição. Toda criança que possui limites estipulados e pré-combinados pelos seus pais se sente …

plugins premium WordPress