A aquisição da fala é, muitas vezes, uma preocupação entre os pais de crianças autistas. No entanto, é importante lembrar que a fala é apenas uma das formas de comunicação possíveis.
A maior importância está em garantir que a criança consiga se expressar de maneira funcional, seja por meio de palavras, gestos, sinais, escrita, tecnologias assistivas.
No TEA, os déficits na comunicação podem incluir dificuldades no contato visual, na atenção compartilhada, no interesse social e na comunicação não vocal. Essas dificuldades impactam a imitação, a compreensão da linguagem e, consequentemente, a aquisição da fala.
Portanto, há pré-requisitos importantes que, muitas vezes, precisam ser estimulados antes dessa etapa.
E um ponto essencial: a verdadeira chave para a comunicação eficaz no TEA é ensinar a criança a se interessar pela troca de informações e pela reciprocidade entre falante e ouvinte. Para isso, é essencial criar oportunidades motivadoras, nas quais a comunicação faça sentido para ela. Quando a interação tem um propósito claro, a aprendizagem se torna mais eficaz.
É fundamental, então, pensar na comunicação como um todo. A fala pode, sim, ser uma meta, mas a verdadeira conquista está em garantir que a criança consiga expressar suas necessidades, sentimentos e desejos de forma funcional, seja vocalmente ou por outros meios.
Confiarmos no potencial de nossas crianças e estarmos atentos para celebrar cada conquista é essencial. Com intervenções adequadas e apoio individualizado, cada criança pode encontrar a forma mais eficaz de se comunicar e participar ativamente do mundo ao seu redor.
