20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Condenação por recusar aluno

Compartilhe

Uma escola particular foi condenada a pagar R$ 67,2 mil em indenização por danos morais após recusar a matrícula de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A decisão, que cabe recurso, foi concedida nesta semana pela 1ª Vara da comarca de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Na sentença, o juiz do caso “considerou a negativa discriminatória e uma violação à legislação de inclusão, causando sofrimento à família da criança”. O caso está em segredo de Justiça e o nome da instituição não foi informado.

No processo, a escola alegou falta de estrutura para atender o aluno e pediu documentação médica detalhada antes de decidir sobre a matrícula. No entanto, a sentença destacou que a escola não tomou medidas para viabilizar a inclusão da criança, preferindo afastar sua responsabilidade em vez de buscar as adaptações necessárias.

A legislação brasileira estabelece que a educação inclusiva é um direito garantido para pessoas com deficiência:

A Lei Brasileira de Inclusão e a Lei n. 12.764/2012, que trata dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, estabelecem que as escolas devem fornecer suporte adequado, proibindo cobranças extras ou exigências médicas indevidas para a matrícula.

Na sentença, o juiz afirmou ainda que “a recusa em matricular um aluno com TEA, sob o argumento de inviabilidade de inclusão, configura um ato discriminatório grave, que causa sofrimento e prejuízos não apenas à criança, mas a toda a sua família”.

A escola foi condenada a pagar a indenização a criança e aos pais, levando em consideração o impacto emocional e psicológico sofrido.

O valor também tem caráter pedagógico, para desestimular práticas de exclusão no ambiente escolar.

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2025/03/15/escola-condenada-por-recusar-matricula-crianca-com-autismo.ghtml

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress