Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações. O processo criativo se dá a partir da percepção, com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra.
A arte para mim é como o ressoar de um tambor xamânico. Algo que inspira e que merece ser libertado para acalmar a alma. Muitas vezes, ao terminar um trabalho, me sinto muito leve, pois tento colocar no trabalho todo o meu empenho, estudo e sentimento independentemente do estilo, do formato, do suporte ou da técnica.
Podemos dizer que desde o início da humanidade a arte é um instrumento de ajuda na comunicação através de pinturas, desenhos, música entre outras formas artísticas. Na idade da pedra até hoje é a mesma coisa, mostramos graficamente o que pensamos ou queremos dizer, e muita gente prefere socializar através da arte.
[…] A maneira pela qual o indivíduo aborda e avalia certos problemas
traduz, sem dúvida, algo de exclusivo de sua personalidade. Reflete anseios
e convicções de caráter particular a partir de suas vivências também
particulares. Reflete uma experiência imediata do viver, experiência que é
nova e única para cada ser que vive e que é reestruturada cada vez com a
própria vida. (OSTROWER, 2003, p 101).