20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

A atração das séries

Compartilhe

Uma reportagem da revista “Rolling Stone” publicada no final do mês de fevereiro indica que séries que têm o autismo como tema fomentam debates sobre a representação do diagnóstico. As séries “The Good Doctor” (da ABC) e a versão norte-americana de “Amor no Espectro” (da Netflix) dividem opiniões entre os telespectadores.

Segundo a “Rolling Stone”, enquanto alguns espectadores elogiam a representação e a diversidade proporcionada por esses programas, outros criticam a forma como os personagens autistas são retratados, especialmente em relação à falta de diversidade racial, de gênero e à infantilização dos personagens. Por isso, especialistas e ativistas destacam a importância de representações autênticas e diversas de pessoas com deficiência na mídia, visando combater estereótipos e promover uma maior compreensão e aceitação da diversidade humana.

“Amor no Espectro”, por exemplo, traz autistas em encontros amorosos, num formato que mistura documentário com reality show. “Há esse posicionamento das pessoas autistas [no programa] como muito fofas, elas são muito queridas, ‘olhe para essas pessoas incomuns’. Isso é como ‘olhe para os suricatos’”, disse Sandra Thom-Jones, professora da Universidade de Wollongong.

“The Good Doctor”, além de um sucesso internacional, também teve impactos na relação da temática da profissão da medicina com o autismo. “Uma coisa em que vimos uma grande mudança – e é praticamente a única carreira em que vimos uma mudança – é um aumento ao longo do tempo no número de pessoas que pensam que os autistas podem ser médicos”, disse o pesquisador Thom-Jones, que é autor de vários estudos sobre a representação do autismo em mídias.

FONTE: https://www.canalautismo.com.br/noticia/series-fomentam-debate-sobre-representacao-do-autismo/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress