Nos últimos anos, o conhecimento acerca das manifestações precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado significativamente. Isso tem oportunizado à criança um benefício quanto à possibilidade de intervenções o mais cedo possível, as quais contribuem reduzindo o risco da manifestação mais grave dos sintomas e melhorando o prognóstico.
No entanto, o diagnóstico tardio ainda é uma realidade mundial. Por esse motivo, desenvolver estratégias para o reconhecimento de sinais precoces tem sido considerado uma das prioridades na pesquisa em TEA, principalmente no contexto de saúde pública.
Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo construir uma linha de argumentação sobre a importância de se elaborar programas de capacitação em identificação precoce do TEA em saúde pública, ancorados nos seguintes fatores: (a) Identificação das diferenças de natureza qualitativa no curso do desenvolvimento sociocomunicativo e comportamental de crianças com suspeita de TEA; (b) consideração dos princípios da vigilância do desenvolvimento infantil articulados aos conceitos teóricos desenvolvimentistas e neurodesenvolvimentais e (c) avaliação do programa, com base na aplicação dos princípios de efetividade, no contexto das ciências humanas. SciELO – Brasil – A Importância da Avaliação de Programas de Capacitação para Identificação dos Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista – TEA A Importância da Avaliação de Programas de Capacitação para Identifi cação dos Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista – TEA
Compartilhe
A importância da identificação precoce
Compartilhe
Aliny Lamoglia
Pós-doutoranda do Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal (CRID/ESECS/IPLEIRIA), com ênfase em "Biomarcadores de Habilidades Sociais e Comunicação em Bebês. Intervenção Precoce como Redução de Danos".
Veja todos os meus artigos
Veja também...
O Festival de Artes de Portugal se aproximando, então temos trabalhado com alguns artistas selecionados e escolhi Van Gogh. Como amo pássaros, …
Olá pessoal!!! Estou ouvindo muitos falando sobre o “AUTISMO LEVE” nível 1 de suporte não ser considerado uma deficiência, e ser fácil …
Pesquisas mostram que os meninos têm até três vezes mais chance de serem diagnosticados com autismo em comparação às meninas. Mas por …