20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Invisibilidade dos superdotados

Compartilhe

“Deve-se levar em conta que os chamados superdotados são um grupo muito heterogêneo, que difere no perfil cognitivo, nas dificuldades de aprendizagem, nas personalidades, nos estilos de aprendizagem, nas preferências e nos interesses. Alguns experimentam baixo rendimento acadêmico contínuo ou periodicamente, o que sustenta a ideia de que existem diferentes padrões de superdotação e que também mudam ao longo do tempo”. (Renzulli e Reis, 2018).

Infelizmente, o nosso sistema escolar não contempla ainda as individualidades. A sistematização nos faz perder os diferenciais maravilhosos da diversidade humana. O grupo de alunos superdotados que se enquadra nos 5% dos indivíduos no planeta ainda é um dos grupos invisíveis no âmbito escolar.

A reflexão sobre a causa dessa invisibilidade me faz crer que a queda de qualidade de ensino sofrida pelos brasileiros nas últimas décadas tem contribuído para a piora nas formações do professorado, assim como todas as outras categorias. O professor não consegue lidar com o aluno que apresente um teor acadêmico às vezes maior que o seu, e não tem as ferramentas pedagógicas adequadas para lidar com esse desafio.

Luta pela qualidade do ensino

Sabatella (2013, p. 67) reafirma isso quando cita Pérez (2003), “No Brasil, a luta ainda é pela qualidade do ensino geral; o sistema escolar conta com instrumentos para auxiliar os alunos que não atingem a média – recuperação, reforço, aulas particulares – ou seja, não há preocupação em desafiar os que já sabem os conteúdos ou aprendem rapidamente“.

O primeiro passo necessário para reverter essa realidade é incrementar as formações relativas à superdotação e as altas habilidades, desmistificando que o desempenho acima da média não necessita de nenhum atendimento especializado. Esse é um dos resultados infelizes que encontramos em consequência da pouca instrução que se tem acerca das AH/SD, havendo a necessidade primordial de conhecer conceitos básicos a fim de que possamos promover melhores práticas educacionais que venham a contemplar esses alunos.

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress