Compartilhe

A sociedade está doente

Compartilhe

A sociedade ocidental está doente já faz tempo. Alguns se importam, mas não a ponto de se empenharem na mudança pela volta de valores que são o pilar da humanização.

LEIA TAMBÉM: O toque que transforma

Não se trata de religião ou moralidade, mas do cultivo de habilidades socioemocionais que ajudem a formar a sociedade que todos parecem querer.

A quantidade de denúncias de intolerância às minorias (todas), na mídia, é proporcional ao aumento do preconceito e falta de empatia da população mundial, onde habilidades típicas do presente século – uso de telas, internet sem controle parental, falta de comunicação na família, educação precária – se sobrepuseram ao contato pessoal, interação social, educação e cultura geral.

Parece que crianças são ensinadas a serem espertas (leia-se: maliciosas, rápidas, estimuladas para o sucesso material a qualquer preço) antes de serem instruídas a serem, simplesmente, boas pessoas – empáticas, respeitosas, solidárias.

Não dá para exigir da sociedade o que ela não investe em seus cidadãos:

📌Estimular e premiar boas ações -comportamento social, inclusivo – não é luxo.

📌Combater o ócio na infância e adolescência oferecendo oportunidades esportivas, culturais e de estímulo ao voluntariado.

📌Motivar seus filhos a lerem livros ao invés de somente usarem telas.

📌 Ensinar compaixão.

📌Estipular consequências para uma conduta anti-social como o bullying, ou violência.

Tem muita coisa que pais podem fazer pelos filhos. Somos os melhores influenciadores até a adolescência. Podemos fazer muito na base (infância) porque, se for sólida, permanece a vida toda.

Pelo retorno de valores que estão sumindo na era digital, rápida, impaciente, individualista, egocêntrica, mas tão necessários que qualquer pessoa nota a sua falta quando se depara com a corrupção, violência e bullying. Não deveríamos nos afastar daquilo que, obviamente, todos queremos.

Veja também...

Entre milhões de usuários das linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), algumas histórias trazem ainda mais …

Vivemos em uma sociedade marcada pela diversidade. Há diversidade de culturas, ideias, gostos, e há diversidade na forma como cada indivíduo se …

Se você vive com TDAH entende como pode ser difícil evitar distrações, manter-se organizado e trabalhar com eficiência. Desatenção, impulsividade, inquietação, hiperatividade, …

plugins premium WordPress