20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

“A voz do meu filho”

Compartilhe

Muitos médicos que sabem sobre, mas não vivem o autismo, afirmam ser muito difícil que um autista fale após certa idade. Conheço um autista que falou aos 42 e li sobre outro o que falou aos 57.

São poucos frente a um universo? São! Mas também são provas de que é possível. Devemos pensar bem antes de entregar nossa esperança a alguém. Não estou aqui criticando o conhecimento dos médicos, e sim a forma com que muitos falam aos pais tirando-lhes a esperança e a vontade de trabalhar para que aconteça, por pensarem ser um esforço inútil.

Gabriel falou um pouco, até os 4 anos, hoje, aos 37, não fala, mas eu nunca desisti de ouvi-lo mesmo que não fosse através de palavras. Saber adaptar sonhos também é uma habilidade para que possamos manter a esperança viva e não vivermos de amarguras. Não estou aqui ditando regras, apenas quero repassar exemplos do que fiz e deu certo. Investi em comunicação alternativa e ele aprendeu os comandos básicos, o que lhe trouxe certa independência.

Converso com ele mesmo não esperando respostas faladas, mas aprendi a interpretar expressões faciais, olhares, gestos, contextos. Nem sempre essa comunicação se dá de forma adequada ao entendimento claro que a fala nos traz, mas o importante é que também dessa forma eu consigo “ouvi-lo”.

Nunca desistir

Hoje como todos os dias acordei com ele ao lado da minha cama, dei bom dia, o abençoei e disse que o amo. A cada palavra dita, ele olhava em minha direção. Aí me deu vontade de perguntar: Gabriel, você me ama? Ele se virou para o lado e me beijou. Detalhe: Gabriel recebe beijos, mas não costuma dá-los, quando raramente dá é apenas um encostar de lábios em nosso rosto. Hoje ele teve a iniciativa do beijo e eu pude sentir seus lábios contraídos num movimento de realmente beijar.

Agradeci a Deus por nunca ter desistido de me comunicar com ele, de nunca ter invalidado a sua fala. E hoje, finalmente, pude “ouvir” que ele me ama! Esse foi um dos momentos mais ternos da minha vida e que será eternizado!

Não desista de seu filho, não ouça quem invalida as capacidades dele. Alimente suas esperanças mesmo sendo preciso adaptá-las. Expresse o seu amor, e “ouça” a voz dele, mesmo sem palavras!

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress