Compartilhe

Compartilhe

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou de uma emocionante ação educativa promovida pela Clínica Especializada em Autistas AEE Clínica Multiprofissional destacando o tema “Minha Profissão é: Policial”, com o propósito de inspirar crianças com autismo a acreditarem em suas capacidades e explorarem um futuro repleto de possibilidades. Essas atividades fazem parte do Projeto PRF Amiga dos Autistas, que está vinculado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite que visa a garantia da dignidade, promoção de direitos e ampliação do acesso das pessoas com deficiência à educação, cultura e emprego.

O evento aconteceu no último sábado (27), em colaboração com organizações locais e especialistas em autismo, proporcionou uma experiência única para as crianças, oferecendo uma visão empolgante do universo policial e teve como objetivo criar um ambiente inclusivo, onde as crianças pudessem interagir com os policiais, conhecendo de perto a rotina e as responsabilidades dessa profissão. A abordagem centrada na mensagem “Você Pode Ser o Que Quiser” ressoou especialmente para as crianças com autismo, destacando a importância da diversidade de escolhas e trajetórias de vida. 

Durante a ação, os policiais compartilharam experiências pessoais e profissionais, enfatizando que cada criança tem o potencial de seguir seus sonhos, independentemente das barreiras que possam surgir. Foram organizadas atividades interativas, simulações e demonstrações que permitiram às crianças vivenciar de forma lúdica o papel de um policial.

Além disso, houve um diálogo educativo com os pais das crianças com foco na educação de trânsito, com atividades interativas utilizando o óculos Simulador de Embriaguez e o etilômetro. 

A parceria entre a PRF e organizações dedicadas ao apoio a pessoas com autismo enfatiza o compromisso contínuo de construir pontes entre a comunidade e as forças de segurança. A ação não apenas impactou positivamente as crianças participantes, mas também fortaleceu a conscientização sobre a importância da inclusão em toda a sociedade.

Ao criar um evento educativo centrado na empatia e no entendimento das necessidades específicas das crianças com autismo, a PRF contribuiu significativamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as crianças são encorajadas a sonhar e acreditar que podem ser o que desejam.

FONTE: https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/amapa/2024/janeiro/acao-educativa-com-a-prf-incentivando-sonhos-e-possibilidades-para-criancas-com-autismo

Veja também...

Na última quinta feira, dia 16 de maio, foi o Dia Nacional de Acessibilidade! @alinecastromg é uma referência nessa luta (não deveríamos …

Ter conhecimento básico sobre ABA é fundamental para todos os profissionais que atendem pacientes autistas.Para nós da área motora essa ciência é …

Os passeios até o Pratagy Acqua Park, em Ipioca, Alagoas, continuam proporcionando diversão para mais de mil crianças autistas que estudam em …

plugins premium WordPress