20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Ação do Inter de Porto Alegre

Compartilhe

O Clube do Povo, como o Internacional-RS é conhecido, realizou sábado passado, na partida contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, uma ação especial em apoio à conscientização sobre o autismo. Os jogadores entraram em campo usando abafadores de ouvido adquiridos por eles e um patch especial na camisa em referência à causa do transtorno do espectro autista (TEA).

A iniciativa é um desdobramento do trabalho desenvolvido pelo projeto Autistas Colorados, criado em 2022 pelo torcedor Jeison Reinheimer. A ação surgiu para dar visibilidade à causa no Clube que, desde sua criação, se destaca em representatividade. O projeto motivou a criação de um espaço inclusivo dentro do estádio Beira-Rio. Após um período de planejamento com a direção colorada, em 2023, foi inaugurada a Sala Inclusiva, destinada ao acolhimento de torcedores autistas nos dias de jogo.

Em 2024, em parceria com a Diretoria Feminina e de Inclusão, liderada por Tamarisa Lopes, o Autistas Colorados passou a promover as “Rodas de Conversa sobre o TEA”, reunindo profissionais, familiares e torcedores para debater inclusão no futebol.

O próximo encontro contará com torcidas inclusivas de diversos clubes gaúchos, como Avenida, Juventude, Caxias e Grêmio. É estimada a participação de 300 pessoas, o que atesta a importância e a recepção do projeto. Com isso, a ideia é realizar ações em outras cidades do Estado.

Durante as enchentes no RS, o projeto também realizou visitas a abrigos, levando máquinas de algodão-doce e pipoca como gesto de carinho às crianças abrigadas. Além disso, participou de ação beneficente no Celeiro de Ases, atendendo à comunidade local.

Atualmente, o projeto oferece sete vagas por jogo na Sala Inclusiva, cada uma acompanhada de um responsável, com preferência para sócios. O acesso é gratuito e as inscrições são feitas pelo e-mail salainclusiva@internacional.com.br.

Segundo Reinheimer, o objetivo não é transformar os Autistas Colorados em uma torcida organizada, mas manter-se como um projeto de inclusão e representatividade do Internacional, com foco em ampliar o debate e estimular ações semelhantes em outros clubes.

De acordo com Tamarisa, “o projeto está em constante formação e aberto ao diálogo”. Caso alguém queira se voluntariar para colaborar com o Autistas Colorados, deve entrar em contato com a diretora pelo e-mail tsilva@internacional.com.br.

FONTE: https://internacional.com.br/noticias/relacionamento-social/internacional-promove-acao-em-apoio-ao-autismo-na-partida-contra-o-juventude

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress