É cada vez mais comum encontrar pessoas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tanto crianças quanto adultos. Consequência disso é a busca por novos métodos para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Nesse sentido, muitos especialistas têm apontado a alimentação como uma potencial aliada. E nós convidamos alguns profissionais para partilharem suas perspectivas sobre o assunto.
Segundo o médico psiquiatra Philipe Diniz, do Instituto Nutrindo Ideais, a alimentação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, sobretudo nos primeiros anos de vida.
Nutrientes como vitaminas e minerais são essenciais para o funcionamento adequado do cérebro, portanto, uma carência desses nutrientes pode impactar diretamente no desenvolvimento cerebral de uma criança com TDAH.
“Temos que lembrar que a criança tem um índice metabólico aceleradíssimo nesses primeiros anos de vida”, ressalta o médico, que também alerta para o consumo exagerado de alimentos processados e industrializados, substâncias que, além de possuírem baixo valor nutricional, ainda podem prejudicar o metabolismo da criança.
A nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais Géssica Ortiz cita alguns alimentos que podem auxiliar na melhora dos sintomas do TDAH:
- Peixes ricos em ômega-3: salmão, sardinha e atum;
- Frutas e vegetais frescos;
- Proteínas magras: frango, peru, ovos, feijões e lentilhas;
- Grãos integrais: arroz integral, aveia, quinoa e pão integral;
- Nozes e sementes: amêndoas, castanhas, sementes de abóbora e chia.
A Nutricionista indica a diminuição do consumo de alimentos como açúcares refinados e processados, alimentos ricos em cafeína e com corantes e aditivos artificiais.
Para a implementação e manutenção da dieta para pessoas com TDAH, a profissional de saúde recomenda a consulta a um médico ou nutricionista especializado, planejamento e organização das refeições, foco em alimentos integrais, monitoramento dos sintomas e acompanhamento regular com um profissional de saúde.