20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Aplicação obrigatória de teste

Compartilhe

O Projeto de Lei 443/24 torna obrigatória a aplicação do Teste M-CHAT, destinado à identificação precoce dos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Escala M-CHAT (sigla para lista de verificação modificada para autismo em crianças pequenas, em livre tradução do inglês) auxilia o diagnóstico precoce do transtorno em crianças. Essa ferramenta, aprovada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é composta por 23 questões que devem ser respondidas por pais ou responsáveis, visando a identificar sinais de autismo em crianças entre 16 e 30 meses de idade.

O autor do projeto, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), afirmou que, por ser um teste simples e de fácil aplicação, sua obrigatoriedade não representa um ônus significativo para o sistema de saúde. Além disso, ressalta o parlamentar, oferece benefícios inestimáveis para o desenvolvimento infantil e o bem-estar familiar.

“O diagnóstico e intervenção precoces podem reduzir significativamente os custos associados ao cuidado de longo prazo de indivíduos com TEA, incluindo serviços de saúde, educação especializada e suporte social”, justifica Eduardo da Fonte.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Saúde; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/projeto-obriga-o-sus-a-aplicar-teste-para-identificar-autismo/

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress