20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Aplicação obrigatória de teste

Compartilhe

O Projeto de Lei 443/24 torna obrigatória a aplicação do Teste M-CHAT, destinado à identificação precoce dos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Escala M-CHAT (sigla para lista de verificação modificada para autismo em crianças pequenas, em livre tradução do inglês) auxilia o diagnóstico precoce do transtorno em crianças. Essa ferramenta, aprovada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é composta por 23 questões que devem ser respondidas por pais ou responsáveis, visando a identificar sinais de autismo em crianças entre 16 e 30 meses de idade.

O autor do projeto, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), afirmou que, por ser um teste simples e de fácil aplicação, sua obrigatoriedade não representa um ônus significativo para o sistema de saúde. Além disso, ressalta o parlamentar, oferece benefícios inestimáveis para o desenvolvimento infantil e o bem-estar familiar.

“O diagnóstico e intervenção precoces podem reduzir significativamente os custos associados ao cuidado de longo prazo de indivíduos com TEA, incluindo serviços de saúde, educação especializada e suporte social”, justifica Eduardo da Fonte.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Saúde; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/projeto-obriga-o-sus-a-aplicar-teste-para-identificar-autismo/

Veja também...

Em “Românticos anônimos”, a dificuldade de Hana em olhar nos olhos simboliza algo maior: o quanto esse simples gesto pode abrir (ou …

Nos primeiros anos de vida, o cérebro está em intensa transformação. É quando ele cria, fortalece e reorganiza conexões, num verdadeiro processo …

A adolescência é uma fase de grandes transformações — o corpo muda, os interesses mudam e as emoções parecem ganhar intensidade. Para …

plugins premium WordPress