Compartilhe

Aplicativo inspirado no filho

Compartilhe

O que você faria se seu filho recebesse um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) de alta funcionalidade? Diante desta realidade, o empresário Ronaldo Cohin, de 39 anos, decidiu colocar a mão na massa e desenvolver um aplicativo para ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes com esta condição. A plataforma já tem mais de 160 mil usuários em 180 países.

O processo de criação do aplicativo não foi simples. Cohin, que antes dedicava-se somente à música, decidiu se matricular em uma faculdade de Ciências da Computação, em Vitória, Espírito Santo, logo após o filho Lucas nascer, em 2013. O objetivo, segundo o empresário, era aumentar a renda salarial e adquirir estabilidade financeira.

Pouco tempo depois, o pequeno Lucas foi diagnosticado com autismo e começou os tratamentos adequados com diversos profissionais. O menino também utilizava aplicativos para auxiliar no desenvolvimento intelectual como apoio no processo de aprendizagem.

No entanto, o pai percebeu a falta de informações precisas relacionadas às necessidades específicas de uma criança autista. Isso dificultava a tomada de decisão e, muitas vezes, atrasava o tratamento.

Ao perceber que a resolução deste problema poderia auxiliar no tratamento do filho, Ronaldo decidiu desenvolver o trabalho de conclusão de curso (TCC) focado nisso. Em 2018, o aplicativo Jade Autism nasceu.

De acordo com Cohin, o Jade Autism pode ser acessado gratuitamente pela web, por meio de um computador, ou também por meio do aplicativo, disponível para aparelhos android e iOS.

O aplicativo é aprovado por especialistas, que apesar de explicarem que o uso de tela não é adequado para as crianças, quando isso acontece deve ser associado a algo que agregue positivamente no desenvolvimento delas.

Contato humano ainda é o melhor

Apesar das vantagens do aplicativo, o médico Thiago Gusmão destacou ainda que o contato humano é sempre a melhor forma de estimular o desenvolvimento de crianças, autistas ou não.

O aplicativo desenvolvido por Ronaldo já rendeu prêmios. Um deles foi o de melhor inovação do Brasil no Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, realizado em maio de 2023, no Rio de Janeiro.

“Eu não imaginei que aconteceria isso. Meu objetivo naquele momento era só terminar o TCC e ter um joguinho legal para o meu filho. O meu objetivo agora é crescer o Jade Autism e estar no máximo de escolas, no máximo de países que pudermos”, disse o empresário.

FONTE: G1

Veja também...

Na última quinta feira, dia 16 de maio, foi o Dia Nacional de Acessibilidade! @alinecastromg é uma referência nessa luta (não deveríamos …

Ter conhecimento básico sobre ABA é fundamental para todos os profissionais que atendem pacientes autistas.Para nós da área motora essa ciência é …

Os passeios até o Pratagy Acqua Park, em Ipioca, Alagoas, continuam proporcionando diversão para mais de mil crianças autistas que estudam em …

plugins premium WordPress