O atraso na fala geralmente é associado ao Transtorno do Espectro Autista. Muitas vezes é o primeiro transtorno que vem à cabeça dos familiares e profissionais quando a criança não fala. No entanto, esse atraso pode ocorrer por diversos fatores, como falha na audição, apraxia da fala, distúrbios específicos da linguagem etc. Ou seja, nem sempre está relacionado ao autismo. Por isso, é muito importante procurar profissionais qualificados que irão auxiliar no diagnóstico e realizar avaliações necessárias, antes de rotular a criança e até mesmo intervir de modo errôneo.
Compartilhe
Atraso na fala: muito cuidado
Compartilhe
Rebeca Collyer
Psicóloga com ênfase na educação, graduada pela PUC Minas (Poços de Caldas), especialista em Transtorno do Espectro Autista e em Neurociência pela Uninter, pós-graduanda em ABA pelo Child Behavior Institute of Miami, com experiência na área de inclusão e educação inclusiva. Proprietária da Clínica Collyer Autismo, em Pouso Alegre (MG)
Veja todos os meus artigos
Veja também...
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promoveu, na última terça-feira, uma reunião com pesquisadores sobre autismo. Na ocasião, a ministra Luciana …
A agressividade, autoagressividade e a heteroagressão são sintomas comportamentais cada vez mais relatados e observados no Transtorno do Espectro Autista (TEA), afetando …
Olá pessoal! Pegando a dica sobre moda, que está na página da Raquel da @autistatitude, e falando sobre certas roupas para pessoas …