Compartilhe

Compartilhe

O transtorno do espectro autista (TEA), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. O autismo é uma condição com características e sinais que podem ser percebidos ainda na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta.

Embora algumas pessoas com autismo possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de apoio ao longo da vida.

Diagnosticar o transtorno do espectro do autismo (TEA) pode ser difícil porque não há nenhum exame médico, como um exame de sangue. Os médicos se baseiam no histórico de desenvolvimento e no comportamento da criança.

Embora possa ser detectado nos primeiros anos de vida, muitas pessoas não recebem um diagnóstico até que se tornem adultas.

E de fato, os traços de autismo nem sempre são perceptíveis. Especialmente quando o indivíduo tem autismo de alto funcionamento ou Transtorno de Asperger, também chamado de TEA de Nível 1 ou grau leve.

Veja abaixo alguns sinais de autismo em adultos, mas lembre-se que, embora possam compartilhar desafios semelhantes, cada pessoa autista é diferente.

Sinais de autismo em adultos

Hipersensibilidade a sons, cheiros e texturas

O autista costuma prestar atenção a certos sons baixos ou contínuos, como o barulho do ar-condicionado, por exemplo, que outras pessoas não colocam tanto atenção. Também são mais sensíveis a cheiros e texturas. Podem, por exemplo, reagir a alimentos com texturas diferentes e a certos tecidos de roupas.

Ter um grande interesse em certos assuntos ou atividades

É comum o autista ter interesses intensos e ser extremamente focado em um assunto específico. Pode ser em música, jogos, tecnologia, personagens, etc. É o que se chama hiperfoco e tende a manifestar-se ainda na infância.

Trabalha melhor sozinho que em equipe

Por dificuldades em interação social, muitos autistas podem preferir ficar sozinhos por boa parte do tempo, inclusive no trabalho. Essa tendência ao isolamento não necessariamente indica que eles não se sintam solitários, apenas funcionam melhor assim. Adultos autistas também necessitam de um tempo sozinhos, que não sejam interrompidos por outras pessoas.

Apego a rotinas

Autistas são apegados a rotinas. Gostam, por exemplo, de seguir a mesma ordem para se arrumar para o trabalho, de seguir os mesmos caminhos, comer as mesmas coisas no café da manhã.

Falta de habilidade social
Geralmente, o autista tende a ter um círculo social limitado e não gosta de participar de reuniões em grupo, ficando muito nervoso nessas situações. Ele se sente sobrecarregado quando exposto a longos períodos de informações sociais e informações sensoriais. Essas experiências costumam ser emocionalmente desgastantes e exaustivas para ele.

Dificuldade de perceber as nuances da entonação

Tendem a interpretar tudo ao pé da letra e não percebem ironias ou piadas com duplo sentido. Também não costumam compreender a comunicação não verbal, como gestos, linguagem corporal e expressão facial.

Evita olhar nos olhos

Olhar nos olhos dos outros pode ser para alguns autistas desconfortável e cansativo.

Sinceridade exagerada

O autista tende a ser muito sincero e literal, tendo dificuldade de esconder o que pensa.

Dificuldade de expressar adequadamente suas emoções
Tendem a não demonstrar ou receber afeto com naturalidade. Isso não significa que não tenham afeto, preferências, interesses ou vínculos, só tem limitações. Também não costumam falar de seus sentimentos.

Fonte: Catraca Livre (https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/sinais-de-autismo-que-podem-fazer-voce-desconfiar-tenha-o-transtorno/)

Veja também...

A arte, em sua essência vibrante e transformadora, espelha a própria natureza humana. Flexível, mutável e repleta de surpresas, ela reflete a …

No vídeo abaixo, Marcos Mion faz mais um alerta bastante importante. Agora, o apresentador, pai do adolescente atípico Romeo e um dos …

A Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo, deferiu liminares para que a Amil não cancele contratos de plano de …

plugins premium WordPress