20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Compartilhe

Com festas de final de ano, em especial no Ano Novo, a queima de fogos de artifício são um dos problemas para famílias que têm crianças com hipersensibilidade auditiva, como é o comum em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apesar de não estar restrita a esse diagnóstico.

Um dos principais desafios é o que a família pode fazer para acolher e amenizar a sobrecarga sensorial e emocional que as crianças com TEA estão expostas. A longo prazo, é indicado por neurologistas e terapêutas a busca por Terapia da Integração Sensorial. Mas na hora dos fogos uma das indicações para amenizar a reatividade é usar abafadores de som.

É o caso de Claudineide Cruz dos Santos, graduada em Serviço Social e tem um filho, Saulo Nogueira, de 15 anos, que além de neurotípico também tem epilepsia. De acordo com a mãe, os fogos podem ser um fator deflagrante das crises epilépticas, pois ele fica inquieto e tem dificuldades para dormir de noite. Assim, a falta de sono, pode acarretar em crises.

“Eu dentro das minhas possibilidades coloco alguma coisa que obstrua o acesso do barulho, um fone”, disse Claudineide Cruz que disse enfrentar o problema dos fogos comumente por viver em uma comunidade periférica.

Outras maneiras que podem ajudar são estratégias preventivas como conversar com a criança para prepará-la, acolher com abraço caso ela aceite e após os fogos deixar a criança repousar em um local silencioso.

Nos últimos anos algumas cidades adotaram a queima de fogos silenciosos com o intuito de amenizar o sofrimento de pessoas com algum transtorno ou disfunção sensorial, além dos animais, que têm uma audição mais apurada. Mesmo assim, muitas pessoas com TEA continuam a sofrer com o barulho causado pelos fogos soltos em lugares que ainda não adotaram a prática citada.

FONTE: https://atarde.com.br/saude/como-fogos-de-artificio-afetam-criancas-com-autismo-1300803

Veja também...

No vídeo abaixo, bem humorado, toco em pontos que comumente as pessoas confundem quando tratamos de autismo. Espero que gostem.

Mãe, pai… Você não precisa dar conta de tudo.Nem ser perfeito.Nem acertar sempre. Ser pai ou mãe já é, por si só, …

Você já conhecia o Experimento de Milgram? Nos anos 1960, o psicólogo Stanley Milgram realizou um dos experimentos mais marcantes da história …

plugins premium WordPress