20/06 | 2 anos de Coletivamente

Compartilhe

Autor autista lança livro

Compartilhe

Diagnosticado tardiamente com transtorno do espectro autista (TEA), o professor e pesquisador Luciano de Jesus Gonçalves lança o livro “Crônicas especiais, notas sobre o TEA”, amanhã, em Campo Grande (MS). O lançamento acontece na Casa de Cultura, às 18h, com entrada gratuita.

A obra traz uma reflexão sobre crises pessoais e sociais, abordando temas como saúde mental, neurodiversidade, envelhecimento e os desafios de equilíbrio emocional e financeiro. Os textos fazem parte de uma jornada de descobertas do próprio autor, após receber o diagnóstico de autismo.

“As crônicas surgem de um momento pessoal e complicado, envolto em crises de saúde e também financeira, mas, felizmente e a partir do diagnóstico, de renovação também. Sendo professor, achei que o tema, tão debatido atualmente, pudesse interessar a mais pessoas”, explica o autor.

O diagnóstico de TEA veio aos 39 anos, quando Luciano passava por crises financeiras, que lhe tiravam o sono. Assim, em meio a noites de insônia, Luciano decide listar todos os seus fracassos e problemas de saúde. A partir daí, o que era inicialmente um inventário pessoal, termina na descoberta do autismo.

Através de sua própria experiência, o autor convida a enxergar além dos rótulos, trazendo um relato pessoal e, ao mesmo tempo, universal. Com posfácio da pesquisadora Aline Novais de Almeida, o livro trata o tema com um toque de humor ácido, lucidez e sensibilidade.

“Crônicas especiais, notas sobre o TEA” já está disponível para venda, no sites da Amazon e da Editora Patuá.

Nascido em Teixeira de Freitas, na Bahia, Luciano de Jesus Gonçalves é aluno egresso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e concluiu a graduação em Letras no ano de 2009. No mestrado, o autor estreante estudou na UFMS, no campus de Três Lagoas, onde defendeu, em 2012, estudo sobre a narrativa de Samuel Rawet, orientado pelo professor doutor Antônio Rodrigues Belon.

Se tornou doutor em Literatura Brasileira pela USP. Atualmente, atua como professor de Português e Literatura no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). “Crônicas espectrais, notas sobre o TEA” marca sua estreia como escritor de prosa.

Veja também...

Nathalia Costa Rodrigues, de 26 anos, de São Carlos (SP), jamais imaginou que um gesto específico que sua filha fazia com frequência …

Raelzinho está na fase de desafiar regras e ordens. Na escola, em alguns momentos, desafia a hora de fazer atividades e quer …

Quando uma porta se fecha, outra se abre.Tenham sempre fé. Como autista, sei que entrar no mercado de trabalho é um grande …

plugins premium WordPress