Compartilhe

Bela iniciativa da FAB

Compartilhe

A Força Aérea Brasileira, por meio da Base Aérea de Natal (BANT), promoveu, nesta segunda-feira (29/04), para o efetivo, familiares e convidados atividades de conscientização sobre diversos aspectos relacionados ao Autismo, como dados estatísticos referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sinais de alerta para o diagnóstico precoce.

Na Guarnição de Aeronáutica de Natal, essa causa ganhou destaque através de uma série de eventos planejados para pessoas com TEA e também para conscientizar todo o efetivo sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

Durante a programação, os gêmeos Ângelo e Augusto, ambos portadores de TEA aos 43 anos de idade, reconhecidos por serem verdadeiros entusiastas da aviação, estiveram presentes. Com um hiperfoco notável em aviões, além de outros interesses peculiares, os gêmeos conhecem todas as aeronaves operadas pela FAB e dominam suas características e funcionalidades.

A mãe dos gêmeos, Dona Luci, compartilhou sua jornada pessoal e os desafios enfrentados no diagnóstico e tratamento de seus filhos, oferecendo uma perspectiva valiosa e inspiradora sobre a vida com Autismo. A mãe dos gêmeos disse que, muitas vezes, quando eles eram pequenos, agiu por instinto, pois não tinha muitas informações. “E o que vinha, eu ia fazendo, da forma que conseguia, para que eles tivessem autonomia”, relatou.

Após as palestras, os gêmeos tiveram a oportunidade de explorar as instalações das unidades aéreas, experimentar o simulador de voo e interagir com os militares. Compartilhando sua paixão pela aviação, os irmãos expressaram seu entusiasmo em participar de todas as atividades oferecidas pela BANT. “Adoramos participar de tudo aqui na BANT. Em novembro vamos assistir a CRUZEX“, declararam com animação, revelando sua ansiedade e comprometimento com as futuras atividades planejadas pela Base Aérea.

A Tenente Psicóloga Jandira dos Anjos ministrou uma palestra para compartilhar a importância crucial da identificação precoce e da intervenção adequada para pessoas com TEA.

O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, expressou sua gratidão pela realização do evento, destacando o compromisso da instituição em promover a inclusão e o respeito à diversidade. “A Base Aérea de Natal reafirma seu compromisso em ser um espaço acolhedor e inclusivo para todos“, afirmou o Comandante.

Campanha Abril Azul

Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a campanha deste ano do Grupo de Saúde da Base Aérea de Natal (GSAU-NT) busca não apenas dissipar os estigmas em torno do TEA, mas também destacar as habilidades e potenciais das pessoas com essa condição.

No dia 25/04, houve ainda oficinas sensoriais com o tema “Descobrindo o mundo através dos sentidos“. Coordenadas pelos profissionais de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional do GSAU-NT, essas atividades proporcionaram momentos interativos, educativos e práticos para crianças e suas famílias. Uma participação especial que marcou o evento foi a presença do cão terapêutico Oren Shai Prado Von Blanc e sua tutora Giselly Romano Marinho. O cão, treinado para interagir com crianças autistas, desempenhou um papel importante na dessensibilização do medo e no estímulo sensorial, contribuindo para o bem-estar e a integração dos presentes.

A iniciativa do GSAU-NT em promover eventos e atividades educativas sobre o Autismo reflete o compromisso da instituição em aumentar a conscientização e promover a inclusão das pessoas autistas na comunidade militar e na sociedade em geral.

Fonte: Aero In (https://aeroin.net/base-aerea-de-natal-promove-evento-inclusivo-sobre-autismo-incluindo-visita-a-aeronaves/)

Veja também...

O “suporte substancial” no TEA significa que estas pessoas necessitam de uma quantidade considerável de ajuda em suas atividades diárias. Elas podem …

Um diagnóstico de autismo na vida adulta não é um passe imediato para a liberdade. É uma jornada complexa de emoções, reflexões …

Com apoio da Escola do Futuro de Goiás, uma startup em Santo Antônio do Descoberto criou revistas tecnológicas voltadas para o aprendizado …

plugins premium WordPress